A Arena Albertina Salmon ficou lotada no jogo de abertura da Copa Mundo do Futsal, realizado na segunda-feira, 15. O público que compareceu ao evento doou 1kg de ração em troca do ingresso. Ao todo, as doações somaram mais de 2 toneladas e o montante arrecadado foi doado a ONGs que atuam em Paranaguá com proteção animal na manhã de quarta-feira, 17, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
A Copa Mundo do Futsal começou com um jogo de abertura protagonizado por Falcão, um dos maiores jogadores de futsal do mundo. Na terça-feira, 16, a competição iniciou oficialmente com as 15 equipes de dez países em busca do título de campeão mundial.
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, parabenizou a população que compareceu ao jogo de abertura do evento, o maior público da história da Arena Albertina Salmon.
“Essa parceria do esporte com o meio ambiente é muito importante. A ideia foi da primeira dama, Amanda Roque, de fazer a arrecadação de ração. Foram mais de duas toneladas que serão destinadas a quatro ONGs de Paranaguá, todas têm os lares temporários, que são pessoas que tratam os animais para posterior doação. A Secretaria de Meio Ambiente também tem feito um grande trabalho, só nestes primeiros quatro meses, mais de 500 animais foram castrados. Estamos muito felizes com essa entrega e que as doações sejam bem aproveitadas por essas pessoas que têm um carinho especial com pelos animais”, disse o prefeito.
Segundo o secretário de Esportes de Paranaguá, Helton Ambrósio, essa foi a primeira vez que um evento esportivo do município arrecada ração. “A gente já viu que foi um sucesso, com certeza mais eventos vão acontecer para esse tipo de arrecadação. O curso com ração pelas ONGs é muito alto e isso ajuda para que eles continuem esse trabalho que é espetacular que é cuidar dos animais. O jogo de abertura teve recorde de público na Arena e ficamos muito felizes por ter começado desta forma, as coisas estão ocorrendo muito bem, a cidade está mobilizada com esse evento que tem levado o nome de Paranaguá para todo o mundo”, afirmou Helton.
Doações
A ONG Amigos Protetores tem cerca de 400 animais em lares temporários que necessitam de cerca de 100 kg ao dia de ração para manter os animais. “Essa ajuda é muito bem-vinda para nós, foi uma iniciativa muito importante da prefeitura e da Secretaria de Esportes. Em conversa, vimos que a tendência é que os próximos eventos também tenham essa destinação para arrecadação de ração e que se perpetue a ideia”, declarou o fundador e presidente da ONG Amigos Protetores, Gael Antunes.
Segundo ele, a população pode continuar contribuindo com o trabalho da ONG doando ração, custeando os resgates dos animais, produtos de limpeza e medicamentos, ou por meio da compra de camisetas e adesivos.
A voluntária na ONG Focinhos Carentes, Izabella Patittuci Domingues, contou que a iniciativa tem cinco anos e atende cerca de 100 animais ao mês. “Toda a ajuda é bem-vinda, hoje tivemos uma boa contribuição para o nosso trabalho com a doação de ração, pois são muitos animais resgatados que são maltratados”, relatou Izabella.
Retirada de ingressos
Os ingressos para acompanhar de perto os jogos da Copa Mundo do Futsal podem ser retirados na Arena Albertina Salmon e no Ginásio João Hélio Alves, no bairro Jardim Esperança, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 18h.
Excepcionalmente na abertura, a entrada do público foi mediante a entrega de 1 kg de ração. Nas demais datas, para obter o ingresso é preciso doar 1 kg de alimento que será posteriormente destinado para entidades sociais.