Assim como as enchentes continuam assolando a população do Rio Grande do Sul, as doações prosseguem sendo arrecadadas em Guaratuba. Até a segunda-feira, 13, mais de 30 pessoas, entre Prefeitura de Guaratuba, Corpo de Bombeiros do Paraná e voluntariado, já atuaram na triagem das doações arrecadadas, entre elas água mineral, roupas, alimentos não-perecíveis, entre outros itens que a população gaúcha necessita com urgência, algo que se intensifica com a chegada do frio ao sul do Brasil. Quatro pontos de doações existem na cidade, sendo que a população de Guaratuba já doou o suficiente para o envio de três remessas ao Rio Grande do Sul.
“Já foram enviados através dos Bombeiros três remessas de doações. A última remessa foi de 2.000 quilos de roupas, sapatos e cobertas, 160kg alimentos, 1.500 litros de água, 96 litros de leite, 560 quilos de ração animal, 160 litros de água sanitária, 10 colchões de solteiro, uma cadeira de rodas, uma casinha de cachorro e um forno elétrico”, informa o município.
Segundo o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o trabalho de triagem na segunda-feira, 13, foi feito pela primeira vez por voluntários, algo essencial para a logística do processo, destacando a solidariedade do povo guaratubano. “Foram separadas as roupas por gênero, masculino e feminino, por tamanho e, até mesmo por tipo, tem agasalho, tem calça, os calçados também são muito importantes, tudo ficou bem separado”, destaca.
“Após triagem, as doações seguem de caminhão para Paranaguá, na sequência com outras doações do litoral é encaminhado para Defesa Civil e, segue com destino definido para o estado do Rio Grande do Sul”, detalha o município sobre a logística do envio das doações ao povo gaúcho.
Apoio da Educação e como se voluntariar
A Prefeitura destaca que na terça-feira, 7, as arrecadação da comunidade escolar recebidas nas escolas e Centros de Educação Infantil municipais foram entregues aos Correios para a entrega nos pontos de ajuda nas cidades afetadas do Rio Grande do Sul. “Foram entregues três paletes fechados de roupas, alimentos, águas, produtos de limpeza e higiene”, complementa.
“O interessado em se voluntariar deve ir ao quartel dos Bombeiros, na Rua Antônio Rocha, 595, Centro, das 8h às 17h30, de segunda a sexta-feira. Será realizado um cadastro no quadro de voluntários da Defesa Civil”, explica a Prefeitura.
Como e onde doar
De acordo com o município, estão sendo utilizadas como pontos de recebimento de doações em Guaratuba escolas e CMEI´s do município, assim como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) I e II, a sede da Prefeitura de Guaratuba e o Corpo de Bombeiros. “Doações podem ser entregues também diretamente na Agência dos Correios, endereço na Avenida Ponta Grossa, 194”, explica. No Corpo de Bombeiros, as doações podem ser entregues em qualquer horário na Rua Antônio Rocha, 595, centro.
Confira os locais onde as doações podem ser entregues no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h:
CRAS I
Rua José Nicolau Abagge, 1330, Cohapar
(41) 3472-8608
CRAS II
Avenida Damião Botelho de Souza, 2010, Piçarras
(41) 3472-8720
Sede da Prefeitura de Guaratuba
Avenida Doutor João Candido n.° 380
(41) 3472-8500
Com informações da Prefeitura de Guaratuba