conecte-se conosco

Ação Social

Ginásio Joaquim Tramujas abriga moradores em situação de rua em Paranaguá

Acolhimento ocorre das 20h às 8h e respeitará medidas preventivas

Publicado

em

Com a chegada do inverno e das temperaturas mais frias em Paranaguá, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), desde a última terça-feira, 29, adequou mais um local de acolhimento provisório para cidadãos em situação de rua do município: o Ginásio Joaquim Tramujas, localizado no Centro da cidade. Em tempos de pandemia, o local abrigará as pessoas respeitando as medidas preventivas á Covi-19 e funcionará das 20h às 8h

Segundo a Semas, o ginásio dispõe de 20 vagas inicialmente, “número que pode aumentar, caso necessário”, completa. “Vale lembrar que este é o segundo espaço de acolhimento provisório na cidade, no ano passado foi inaugurada outra localizada na Costeira São 40 vagas disponíveis para pessoas em situação de rua já acompanhadas pelo Centro POP. Os moradores passam uma pernoite, das 20h às 8h. Para serem acolhidos provisoriamente, eles devem estar na frente do ginásio a partir das 20h, quando o espaço é aberto”, completa a pasta.

Segundo a Semas, há acolhimento provisório a pessoas em situação de rua o ano todo por meio do município. “Os atendimentos acontecem todo ano e durante o período de inverno. Enquanto o serviço de acolhimento provisório no Ginásio Joaquim Tramujas, ele será realizado todos os dias até que as temperaturas aumentem”, completa.

“Todos os serviços para atender os moradores em situação de rua são oferecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, como o serviço de abordagem social, que disponibiliza uma equipe (que fica na rua) para atender esta população, realizando encaminhamentos para a saúde, confecção de documentos, entre outros serviços”, informa a Secretaria de Assistência Social, destacando a atuação não somente às pessoas alojadas, como abordagem às pessoas que insistirem em ficar nas ruas. 

Doação a moradores em situação de rua

Provopar está arrecadando agasalhos para combater o frio de parnanguaras em situação de vulnerabilidade social e outros grupos (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

De acordo com a equipe da secretaria, materiais de higiene (sabonete, toalha, cotonete, shampoo, escova de dente e pasta dental) são oferecidos aos moradores no ginásio. “A população pode ajudar na doação de roupas de inverno, que estejam em bom estado, para a população de rua, as doações deverão ser feitas no Centro Pop. Com relação a alimentação, ela segue no mesmo molde de anteriormente, os moradores de rua cadastrados têm o direito de fazer três refeições no Restaurante Popular”, completa a Semas.

“É importante realizarmos esse trabalho porque ele é vital para a população em situação de rua. Com o serviço de acolhimento provisório, podemos prevenir que essas pessoas possam vir a sofrer com a chegada do inverno”, afirma a secretária municipal de Assistência Social, Gisele Cristina.

Doação de agasalhos para o Provopar

Provopar está arrecadando agasalhos para combater o frio de parnanguaras em situação de vulnerabilidade social e outros grupos (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Outro tipo de ação essencial nesta época de frio é a doação de agasalhos e outros itens importantes às famílias em situação de vulnerabilidade social para se aquecer no inverno. O Provopar (Programa do Voluntariado Paranaense) está realizando uma campanha neste inverno que possui como meta arrecadar e distribuir 35 mil peças, batendo o recorde de 2020. Segundo a entidade, a campanha foi iniciada no dia 11 de junho e, já na época, havia fila de pessoas para entregar donativos. 

Independente do inverno, o Provopar sempre realiza arrecadação e doação de roupas durante o ano todo. “Aqui, nós estamos sempre fazendo repasse de roupas, especialmente, para os moradores em situação de rua. E agora, com as temperaturas diminuindo muito, reforçamos a busca pela solidariedade dos parnanguaras”, afirma a presidente da entidade, Morgana Gonçalves.

Morgana afirma que atualmente há 300 famílias cadastradas para receber os itens doados, sendo que as doações também serão entregues às casas de recuperação do município. 

Como doar 

Para doar os cidadãos parnanguaras podem ir até um dos seis pontos de coleta no município, localizados no Supermercado Condor, Hipermercado Condor, unidades do supermercado Bavaresco do Palmital e Parque São João, na Escola Municipal Randolfo Arzua e na sede da Provopar que fica localizada na rua Marechal Deodoro, 148, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 18h.


Com informações da Prefeitura de Paranaguá/Secom