A Cattalini Terminais Marítimos iniciou nesta semana a implantação do Programa Na Mão Certa, ação que visa a enfrentar a exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias brasileiras.
A empresa é signatária do Pacto Empresarial, incentivado pela Childhood Brasil, por meio do programa Na Mão Certa, desde maio deste ano, uma iniciativa que reúne governos, empresas, entidades empresariais e a sociedade.
O gerente Comercial da Cattalini, Lucas Guzen, e o coordenador de balança, Roberto Picanço Caetano, são os responsáveis pela execução do projeto na empresa, ocupando as funções de Ponto Focal e Multiplicador, respectivamente.
Lucas Guzen destaca que o programa tem como principal estratégia a sensibilização dos caminhoneiros para atuarem como agentes de proteção e de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. “Hoje estamos iniciando as tratativas de conscientização. Neste primeiro momento estaremos divulgando o programa através do nosso pátio de triagem e áreas de grande circulação de pessoas e motoristas, onde estaremos colocando cartazes, entregando panfletos, palestras de conscientização para este grande público. Paralelo a isso, estamos trazendo próximos de nós os transportadores que operam junto à empresa diariamente. Hoje, a Cattalini ocupa uma das posições como um dos principais terminais de granéis líquidos do Brasil. E junto desta influência queremos replicar este programa para toda cadeia relacionada ao granel líquido. Isso se estende à unidade, empresas que estão inseridas ao Porto de Paranaguá, e como a gente que está sendo o propulsor deste programa em Paranaguá, queremos fazer parcerias com outras empresas da região, para que também elas façam a aderência ao programa, e que sejam também uma multiplicadora”, enfatiza Guzen.
A empresa organizará no mês de julho uma live, em que estará convidando as empresas de Paranaguá para estarem participando e conhecendo o programa. “Queremos ser um multiplicador deste programa, para que no final de cada dia o grande objetivo seja alcançado que é a conscientização que não podemos tolerar a exploração de crianças e adolescentes”, completa.
O multiplicador do programa, Roberto Caetano, fala da implantação do programa na empresa, bem como de sua relevância para prevenção e conscientização. “Este é um projeto muito importante na questão nacional e mundial, e como lidamos muito com motoristas e estamos em uma cidade portuária, então nada mais certo do que divulgar este projeto de proteção e de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Para nós, é uma satisfação podermos participar deste programa”, enfatiza Caetano.
Programa Na Mão Certa
Lançado em novembro de 2006, o Programa Na Mão Certa tem como principal estratégia a sensibilização dos caminhoneiros para atuarem como agentes de proteção e de enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes. Em 15 anos de atuação do Programa, mais de um milhão de caminhoneiros, representando cerca de 50% dos profissionais do Brasil, foram sensibilizados por meio das empresas participantes.
Foto: Joelcio R. Dunayski