conecte-se conosco

Editorial

Organização do ano letivo em 2020

Os estudantes não serão mais avaliados de forma bimestral, mas sim trimestral.

Publicado

em

O calendário escolar é uma das tarefas mais importantes da gestão das escolas, pois conduz a realização das atividades durante todo o ano para alunos, pais e para a própria equipe das unidades. Através dele, todo o processo corre de maneira mais organizada, facilitando o planejamento familiar, delimitando os feriados, as férias, as datas de avaliação, as festividades que as crianças irão participar no decorrer do ano letivo e auxilia no planejamento dos professores.

Com o objetivo de contribuir e potencializar o aprendizado dos alunos, as escolas municipais de Paranaguá terão uma mudança no calendário de 2020. Os estudantes não serão mais avaliados de forma bimestral, mas sim trimestral. A medida foi aprovada pela Câmara de Vereadores, os quais acreditam que a avaliação três vezes ao ano pode trazer mais benefícios aos alunos.

Estudiosos apontam que essa mudança, que no primeiro momento parece simples e sem muitas intervenções no ensino, possibilita melhor desempenho e redução do estresse escolar. Algo que pode impactar na eficiência do aprendizado de crianças e adolescentes. O atual sistema é visto por alguns pesquisadores como improdutivo, esgotante e desestimulante ao aluno.

A área da educação em Paranaguá tem evoluído muito ao longo dos últimos anos, tendo em vista a constante oferta de atualização dos profissionais, a implantação de novos projetos que visam ao desenvolvimento dos alunos enquanto cidadãos, além de iniciativas na área de educomunicação, que tem colocado a criança como protagonista de sua história.

Assim como essas experiências têm dado certo, que a mudança do calendário para o sistema trimestral possa trazer bons frutos para a comunidade escolar, pais, alunos, professores, gestores e sociedade como um todo. Continuar a investir em recursos e em boas ideias no setor educacional parece ser o caminho que Paranaguá decidiu tomar. E quem ganha com isso são, principalmente, os mais de 17 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress