Logotipo

24 de janeiro de 2020

Delegacia Cidadã: segurança como prioridade

Paranaguá recebe hoje a Delegacia Cidadã, em cerimônia com a presença de autoridades estaduais de segurança e do governador, Ratinho Júnior. A entrega do prédio é bastante aguardada, já que as obras de construção nas imediações do Aeroparque foram iniciadas em janeiro de 2018 e o espaço é considerado um diferencial no atendimento policial em cidades onde já foi implantada.

O projeto do Governo do Estado trata-se da implantação de um novo conceito de delegacia, de aproximação da polícia com os moradores e a busca por um trabalho mais humanizado, com locais separados para atender vítimas e agressores ou suspeitos, além de ambientes isolados para atender adolescentes, mulheres e idosos. Algo que pode contribuir também com relação às denúncias das mulheres vítimas de violência doméstica, casos que têm atingido índices alarmantes em Paranaguá (cerca de duas denúncias ao dia desde o início do ano).

No município, a estrutura será fundamental para essa e tantas outras demandas, tendo em vista a atual situação que se encontra a 1.ª Subdivisão Policial de Paranaguá, no centro da cidade. Antiga e com salas limitadas para a realização de todo o trabalho desempenhado pela Polícia Civil, o local terá todos os serviços transferidos para a Delegacia Cidadã. Exceto a carceragem, que permanecerá no mesmo endereço sob coordenação do Departamento Penitenciário.

Além da possibilidade de oferecer um atendimento mais humanizado, a nova delegacia também abrigará o Instituto de Identificação para emissão de carteiras de identidade, o que deve facilitar o acesso da população.

Espera-se, portanto, que esse modelo de delegacia alcance os resultados que o Estado propõe a Paranaguá, otimizando as condições de trabalho e oferecendo a atenção que os moradores merecem. Já que a segurança é, sem dúvida, uma das maiores prioridades da população no que tange à qualidade de vida dos municípios.

Compartilhe

Colunistas