Connect with us

Editorial

Informação confiável em tempos de Coronavírus

É um erro acreditar em boatos e rumores postados nas redes sociais

Publicado

em

A educação midiática tem sido fundamental nesse momento da pandemia do Coronavírus. Diariamente, há um bombardeio de informações, são áudios, vídeos e textos, muitas vezes assinados por pessoas que se dizem especialistas no assunto, que tentam disseminar notícias falsas e colocar na população ainda mais medo e insegurança. Saber filtrar todas as informações que se recebe é um exercício diário que exige bom senso, já que muitos desconhecem a sua responsabilidade em criar ou compartilhar mensagens muitas vezes que distorcem e atrapalham todo o trabalho que vem sendo feito para conter a doença.

Há alguns anos, em 2009, durante a epidemia de H1N1, não havia a quantidade e nem o acesso a informações da forma facilitada que existe hoje. Portanto, essa disseminação tem seu lado positivo, é um facilitador para levar a mensagem a um grande número de pessoas e de diferentes faixas etárias.

No entanto, é preciso que todo esse conteúdo seja utilizado da maneira correta. É um erro acreditar em boatos e rumores postados nas redes sociais, além de um desserviço em um momento como este, pode acabar prejudicando famílias que estão isoladas dentro de suas residências.

A única maneira de combater isso é priorizar a informação de qualidade, como busca a Folha do Litoral News. É preciso cada vez mais confiar nos veículos oficiais de imprensa, que apuram e analisam com fontes verídicas e confiáveis a notícia antes de publicar. Que a população entenda seu papel e utilize as ferramentas, como as redes sociais, que estão ao seu alcance, para colaborar com a sociedade nesse momento conturbado.