conecte-se conosco

Economia

Secretaria do Trabalho faz projeção de abertura de vagas para 2018

Secretário municipal de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, afirmou que cerca de 800 novos empregos serão gerados a partir do próximo mês

Publicado

em

800 novas vagas podem ser abertas por duas empresas nos próximos meses

 

A projeção de geração de empregos no Brasil é alta, de acordo com o Ministério do Trabalho, que estima que mais de dois milhões de brasileiros poderão contar com a abertura de novas vagas formais de trabalho em 2018. Para isso, foi levado em conta o crescimento econômico aguardado neste ano e um cálculo baseado nas variações do PIB e do estoque de emprego durante os últimos 15 anos. Em Paranaguá, a boa notícia é que a expectativa também é favorável.

O secretário municipal de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais, Brayan Roque, explicou que muitas empresas contratam mão de obra irregular e, por isso, não é possível chegar à estatística de quantas pessoas estão desempregadas na cidade. De qualquer forma, a expectativa é boa para 2018. Duas empresas devem começar a contratar nos próximos meses, o que deve gerar cerca de 800 novos empregos para Paranaguá.

Com as festas de fim de ano, a procura na Agência do Trabalhador tem sido baixa nas últimas semanas. “As pessoas devem fazer o seu cadastro porque vão encontrar sua oportunidade de emprego. Agora está sendo menos concorrido”, disse.

PARCERIAS

“Fazendo um balanço de 2017, aumentamos em 54% a oferta de vagas e 77% de vagas colocadas no mercado de trabalho quando comparados com 2016. Temos a responsabilidade de aumentar ainda mais esses números e a ferramenta para isso é a qualificação de mão de obra”, declarou Brayan.

A parceria com instituições para a oferta de cursos de capacitação realizados no ano passado já tem refletido no mercado. “É um trabalho que começou no início de 2017 e já está surtindo efeito. Foram mais de 20 cursos ofertados e temos pessoas que vêm até a secretaria para agradecer a conquista do emprego na área, isso é bem interessante”, frisou o secretário.

Por isso, a tendência é que parcerias público-privadas continuem e haja mais cursos neste ano. Entre elas o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE), o Cecap, Senai e Unicesumar. Para conseguir realizar um dos cursos ofertados é preciso que o candidato acompanhe o site da Prefeitura de Paranaguá, além de obter informações diretamente na Secretaria Municipal de Trabalho, Comércio, Indústria e Assuntos Sindicais. Os cursos são de curta duração, gratuitos e possuem quantidade limitada de vagas.

Publicidade


Em alta