conecte-se conosco

Economia

Premiação revela quais as lojas on-line são mais confiáveis

Consumidores avaliaram durante o ano passado os melhores locais para e-commerce

Publicado

em

Comprar pela Internet se tornou um hábito, mas a cada dia que passa surgem lojas com a oferta de novos produtos, gerando dúvida entre os consumidores sobre a qualidade do serviço prestado. Para evitar que o consumidor tenha problemas relacionados à compra, alguns sites disponibilizam pesquisas e rankings que podem ser consultados antes das aquisições.

Neste ano, o Ebit divulgou uma pesquisa relacionada à reputação das empresas que aderiram ao varejo eletrônico. O resultado é obtido através de questionários respondidos diariamente pelos consumidores que abastecem os bancos de dados da Ebit. O que resulta em relatórios que traçam o perfil do consumidor e das lojas virtuais. Alguns dos quesitos avaliados para que a empresa fique no topo do ranking são: entrega, preço do produto e formas de pagamento.

MELHORES LOJAS

A premiada em 2018, com base no desempenho de 2017, na categoria “melhor loja” foi a Natura; e melhor marketplace o Magazine Luiza. Entre as top 5 na categoria diamante (excelente) ficaram Magazine Luiza, Natura, RiHappy, Submarino e Walmart. Na categoria ouro (ótima), a premiada foi a The Beauty Box; a melhor loja prata (muito boa) eleita foi a Loja Santo Antonio e a bronze (boa) Miolo Wine Group.

O levantamento também avaliou as lojas mais queridas por votação popular. As ganhadoras foram nesta ordem: Lojas Americanas, Extra (categoria alimentos e bebidas), RiHappy (bebês e cia), Leroy Merlin (casa e decoração), Natura (cosméticos e perfumaria), Saraiva (livros), Renner (moda e acessórios), Cobasi (pet shop) e Pague Menos (saúde).

RECLAME AQUI

O site Reclame Aqui ajuda os consumidores antes das compras, pois indica a reputação das lojas virtuais e mostra as reclamações dos clientes que já compraram na Internet e o retorno das empresas para solucionar os problemas. Ainda é possível verificar qual a avaliação que os clientes fazem das marcas dos produtos.

Segundo informações do site, diariamente, mais de 600 mil pessoas pesquisam as reputações das empresas antes de realizar uma compra, contratar um serviço ou resolver um problema. São mais de 120 mil empresas cadastradas atualmente e o serviço é totalmente gratuito aos consumidores.

COMPRA SEGURA

Além de verificar a reputação das lojas no Reclame Aqui antes de realizar uma compra, vale analisar os procedimentos como formas de pagamento, como funcionam as trocas e a devolução do produto. Checar a confiabilidade do site também é importante, sites confiáveis devem adotar medidas de privacidade e segurança aos usuários. Se houver um cadeado no navegador exibido na barra de status na cor verde ao lado da palavra “Seguro”, há mais confiabilidade.

Preços muito abaixo da média oferecida no mercado devem gerar desconfiança. Neste caso, pode ser que a mercadoria seja falsificada, vendida de forma ilegal ou uma fraude. Alguns sites solicitam que o cliente salve o número do cartão de crédito para futuras compras, o que não é indicado, já que a conta pode ser invadida. Usar computadores públicos também não é uma boa ideia para quem deseja fazer compras on-line.

Publicidade


Em alta