conecte-se conosco

Economia

Comércio de Paranaguá ficará aberto até às 21h na próxima semana

Movimento deve aumentar com o horário especial de atendimento

Publicado

em

O horário especial de Natal do comércio já começou em Paranaguá. Desde segunda-feira, 4, as lojas estão abertas das 9h às 20h e seguem com este horário até hoje, sexta-feira, 8. No sábado, 9, o público também poderá adiantar as compras de Natal das 9h às 19h, assim como no domingo, 10, quando o comércio abrirá às 14h e seguirá até às 19h.

Já na próxima semana, de 11 a 15 de dezembro, os consumidores ganharão uma hora a mais para comprar os presentes, das 9h às 21h. No dia 16, sábado, as lojas permanecem abertas das 9h às 20h e, no domingo, 17, das 9h às 18h. A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (Aciap) divulgou que, para os funcionários, o domingo compensará a segunda-feira de Carnaval de 2018, quando não haverá expediente.

O horário continua diferenciado na semana do dia 18 a 22, quando ficará aberto das 9h às 22h, ampliação de mais uma hora para aqueles que deixaram para fazer as compras mais próxima da data. Quem ainda assim estiver em dúvida com os presentes ou quer acertar os últimos detalhes da ceia, no sábado, 23, o comércio ficará aberto das 9h às 20h e, no domingo, 24, véspera de Natal, o horário será das 9h às 18h. No dia 25 todas as lojas estarão fechadas, retornando no dia 26 com o expediente normal.

COMPORTAMENTO DE COMPRA

O diretor da Câmara do Comércio Varejista, Anwar Hamud Hamud, relatou que nesta semana, com a ampliação do horário, o público começou a frequentar mais as lojas, mas por enquanto somente para pesquisar os tipos e os preços dos produtos.

“Percebemos que o movimento começa a aumentar quando o comércio já estará trabalhando até às 22h, momento em que já estarão com a segunda parcela do 13.º salário, o que impacta bastante. Algumas empresas já estarão em recesso, o que possibilita que mais pessoas frequentem o comércio”, observou Anwar.

O ticket médio esperado é de R$100 por pessoa.

A forma de pagamento à vista, em dinheiro, ainda é o preferido para não acumular dívidas para o próximo ano. O cartão de crédito também é bastante frequente, ao contrário do uso do cheque, que tem caído em desuso cada vez mais. Outra opção utilizada por algumas lojas é o crediário. “É uma forma de comprar sem interferir diretamente no orçamento. Os juros dos crediários são um pouco mais baixos que os juros do cartão de crédito. E oferecem uma oportunidade a mais de compra para aqueles que não têm cartão de crédito e não têm o dinheiro para pagamento à vista. Esse tipo de pagamento cresce muito agora no Natal”, declarou Anwar.

Publicidade


Em alta