conecte-se conosco

Direito & Justiça

Eleitores têm até o dia 9 de maio para atualizar cadastro no TRE

Data também vale para aqueles que querem transferir o título

Publicado

em

As eleições para eleger o novo presidente da República, assim como deputados federais e estaduais ou distritais, governadores e dois terços do Senado Federal estão chegando. Para exercer o voto no dia 7 de outubro, o cidadão tem que estar em dia com a Justiça Eleitoral. O dia 9 de maio é o prazo final para alterar os dados cadastrais ou fazer a transferência do domicílio eleitoral.

O chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral do município, Sérgio Paulo Kawka, explicou quem deve se dirigir ao cartório eleitoral

 

Para isso, os eleitores precisam procurar o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O chefe de cartório da 5.ª Zona Eleitoral de Paranaguá, Sérgio Paulo Kawka, explicou que o prazo também é válido para aqueles que querem tirar a primeira via do título, no caso jovens de 16 a 17 anos. 

“O dia 9 de maio é o último dia para quem quer fazer alguma alteração cadastral como, por exemplo, o nome de solteira para casada no documento. É também o último dia para os eleitores que possuem alguma deficiência física ou dificuldade motora para exercício do voto, para transferência a uma seção eleitoral especial com acessibilidade”, esclareceu Kawka.

Quem não votou nas eleições de 2016 e não justificou terá que pagar multa. O eleitor também deve regularizar multas eleitorais que estejam pendentes. Para isso, é preciso se dirigir até o TRE em Paranaguá, solicitar a guia para pagamento, que somente é aceita no Banco do Brasil. Vale ressaltar que aqueles que já realizaram a biometria em 2015 não precisam mais passar por esse processo. Já os que perderam o prazo da biometria, precisam pagar a multa, já que tiveram o título cancelado e regularizar a situação até o dia 9 de maio.

ATENDIMENTO

Diariamente, cerca de 60 pessoas têm sido atendidas. “A nossa expectativa é que chegue a 800 atendimentos ao dia no final do prazo, por isso que a gente pede para não deixar para o último dia,  pois vai gerar filas, demora no atendimento e será pior para todo mundo. Nos dias 7, 8 e 9 de maio, o nosso horário será expandido das 9h às 19h”, frisou Kawka. O horário de menor movimento tem sido a partir das 18h.

Segundo o chefe de cartório, os eleitores de Guaraqueçaba não devem se deslocar até Paranaguá e sim para o cartório de Antonina. Assim como os eleitores de Pontal do Paraná, que precisam procurar pelo cartório eleitoral de Matinhos.

“O prazo de 9 de maio é somente para quem não tem o título, para quem precisa mudar algum dado como nome ou zona eleitoral ou eleitor com deficiência que precisa votar em seção especial e para os eleitores de outros municípios que residem na cidade há mais de três meses e desejam votar aqui”, reiterou Kawka.

Atendimento no TRE em Paranaguá não precisa ser agendado com antecedência 
 

SERVIÇO

Local: O TRE em Paranaguá está localizado na Rua Odilon Mader, 994, Alvorada.
Horário: das 12h às 19h.
 

Continuar lendo
Publicidade

Em alta