conecte-se conosco

Cultura Viva

Alegria ruidosa

Durante três dias deste mês de agosto, Paranaguá viverá embalada pelo ruído festivo de motocicletas vindas de vários pontos do Brasil e de outros países.

Publicado

em

Durante três dias deste mês de agosto, Paranaguá viverá embalada pelo ruído festivo de motocicletas vindas de vários pontos do Brasil e de outros países. Concentrados na Praça Mário Roque, os motociclistas irradiam entusiasmo, contagiando os parnanguaras que em grandes grupos passeiam por toda a cidade. As barracas montadas na Praça expõem produtos para os que amam as motos, mas, também, bolsas, jaquetas, botas e outras tantas peças de vestiário, todas marcadas pela originalidade das confecções, com toques de fantasia denunciadoras do espírito criativo dos idealizadores.

Notável o capricho ostentado pelos motociclistas nos seus vestuários que, embora na maioria sejam em couro preto, são realçados pelos adereços, geralmente em prata na forma de correntes, cintos, pulseiras, “piercings” reveladores da juventude espiritual irradiada. Quanto às motocicletas, espantosas as diferenças de tamanho, potência e os originais enfeites reveladores da criatividade e bom gosto dos seus proprietários.

Os nossos Robalos Rebeldes também se impõem como promotores da festa pela alegria de estarem participando com sucesso de mais esse encontro (19.º) sobre os potentes motores. Dignos de registro são os outros grupos de motociclistas de Paranaguá, os quais unidos aos demais contribuem para a empolgação dos parnanguaras. Como as festas carnavalescas, esta realizada por motociclistas tem também curta duração. Serão três dias de muita alegria que contribuem para nos fazer esquecer os problemas que vêm afligindo a todos os brasileiros na atualidade. Ao analisar o comportamento dos motociclistas, sua disposição, coragem de desafiar perigos nas estradas, enfrentar intempéries, vencer obstáculos, para cumprir com sucesso programas pré-estabelecidos, constatamos o valor dos nossos patrícios e nos sentimos orgulhosos por vivermos sobre o mesmo solo.

Mas, como nem sempre é possível agradar a todo o mundo, muitos moradores de Paranaguá reclamavam do ruído poderoso produzido pelas motos. Ora, como impedir o som anunciador de um evento que se caracteriza justamente pelo encontro dessas máquinas ruidosas por natureza? Cumpre lembrar que para essa confraternização eles se deslocam das suas cidades e vêm se encontrar na nossa histórica Paranaguá com o intuito de nos envolver na alegria que é um dom característico do nosso povo.

Não nos esqueçamos de que foram brasileiros como estes, que, movidos pela mesma força, derrubaram barreiras ditatoriais, afastaram empecilhos e levaram o Brasil a conquistar sua independência e criar um sistema político condizente com nossas aspirações. Oxalá tenhamos a felicidade de contar com a participação de outros tantos brasileiros igualmente denotados para nos libertar destas malhas da corrupção das altas esferas políticas que hoje nos envergonham tanto.

Continuar lendo
Publicidade