conecte-se conosco

Cultura

Professores participam de oficina de expressão corporal

Conhecimentos adquiridos serão aplicados nas atividades de contação de histórias

Publicado

em

No dia 28 de fevereiro, os professores do período integral que atuam na rede municipal de ensino passaram por uma formação para obter melhores rendimentos nas atividades culturais. Para isso, foram realizadas oficinas com profissionais que atuam na área.

A formação envolveu a parte de contação de histórias, ministrada pela palestrante Markiely Batista Sobral, a qual oportunizou aos profissionais da educação técnicas sobre foco e atenção, voz e impostação, ritmo e narrativa, artifícios auxiliares  entre outros. Já a oficina de Expressão corporal foi ministrada por Glaucio Ayrton, o qual desenvolveu  a oficina de iniciação teatral com técnicas de expressão corporal, postura  e exercícios para atenção.

A professora Izabele Santos, chefe do período integral, ressaltou que a oficina foi proveitosa.

"Foi uma tarde prazerosa e com muitas  trocas de conhecimentos entre os formadores e nossos professores do período integral", destacou.

A parte teatral foi aplicada pelo técnico em artes, Glaucio Ayrton, o qual falou sobre a troca de experiências obtidas na oficina.

“Para mim foi muito gratificante poder dividir e trocar conhecimento com esses professores, e o mais bonito foi ter encontrado a minha professora Iara, que orgulho para ela poder participar de uma oficina feita por um ex-aluno. Quero agradecer à secretária de educação, Vandecy Dutra, e à professora Isabele e a todas as pessoas envolvidas”, apontou.

Com os conhecimentos adquiridos na oficina, os professores poderão obter melhores resultados nos trabalhos que serão realizados em sala de aula no ano letivo de 2020. Neste sentido, os profissionais da educação ressaltam a questão da contação de histórias que será intensificada nos estabelecimentos nos próximos meses.

O que é contação de histórias?

A contação de histórias é um instrumento muito importante no estímulo à leitura. Ela desenvolve a linguagem, é um passaporte para a escrita, desperta o senso crítico e, principalmente, faz a criança sonhar, o que auxilia a criatividade.

Os contadores de histórias são os mediadores desse processo e têm uma tarefa muito importante que é envolver a criança na história, dando vida aos sonhos, o despertar das emoções transportando para o mundo da fantasia. Quem conta histórias cria e recria maneiras de chegar ao universo infantil, aproxima a criança do mundo da leitura consolidando a fantasia, que é a maneira da criança ver a realidade.

 

Publicidade






Em alta