conecte-se conosco

Cultura

IHGP retorna às atividades após serviços de manutenção no espaço

Local estará aberto na quarta-feira, a partir das 13h30 (Foto: Arquivo)

Publicado

em

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) passa por uma conservação preventiva de seu prédio e acervo e, na quarta-feira, a partir das 13h30, retoma suas atividades. O espaço ficará aberto, a princípio, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h30 às 17h30.

O presidente do IHGP, Diogo Alves, explicou como as ações têm sido desenvolvidas (Foto: Divulgação)

O presidente do IHGP, Diogo Alves, explicou que se estuda a possibilidade de abrir o espaço de terça-feira a domingo, como ocorre em outros museus, mas para isso é necessário capacitar pessoal para atendimento. O local conta a história de Paranaguá por meio de livros, fotos, obras de arte e documentos, disponíveis ao público de forma gratuita.

“Vamos abrir nesta semana para atender os alunos das escolas públicas, pesquisadores, professores e todos aqueles que tiverem interesse sobre a história de Paranaguá. Temos vários historiadores que atuam conosco e participam dessa empreitada de uma forma muito querida no atendimento”, afirmou Alves.

Os serviços de manutenção iniciaram em janeiro deste ano para restauração e conservação preventiva. “Neste período, fizemos uma limpeza, com eliminação de fungos e cupins, higienização da biblioteca e este trabalho segue sendo realizado aos poucos”, disse Alves.

“Um dia uma das janelas se desprendeu da parede e notamos que a madeira interna estava podre devido à umidade e presença de cupins”, disse o presidente do IHGP, Diogo Alves (Foto: Divulgação)

Segundo ele, o IHGP ainda passa por algumas dificuldades e os sócios diretores que desenvolvem esse tipo de atividade nas horas vagas têm se dedicado a esse processo. “As peças da parte museológica estão sendo revistas, vamos tentar fazer uma nova curadoria e, aos poucos, colocar dentro de um conceito todas as peças que nós temos em exposição”, contou.

Apesar das intervenções, o presidente do Instituto lembrou que o prédio passa por um processo de deterioração natural.

“Todos os patrimônios históricos têm que ter a sua ação preventiva devido à instabilidade do tempo, maresia, entre outros fatores. Isso exige uma atenção mensal e não são todos que têm essa condição de desenvolver isso. Aos poucos, as coisas vão deteriorando, como é o caso das janelas. Por fora não se via, um dia uma das janelas se desprendeu da parede e notamos que a madeira interna estava podre devido à umidade e presença de cupins. Fizemos uma revisão geral e tivemos que isolar cinco delas”, explicou Alves.

IHGP busca recursos

O IHGP tem procurado apoio de empresários na busca de recursos ou de materiais para poder manter a conservação do prédio. “Espero neste mês já estar com outras iniciativas adiantadas para que possamos neste ano concretizar o objetivo, que é desenvolver um projeto de restauração através da Lei Rouanet e, com isso, podermos realmente dar continuidade a esse processo, porque não temos somente o prédio tombado, há todo o rico acervo que o IHGP detém, que é a memória do Estado do Paraná”, salientou Alves.

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress