conecte-se conosco

Cultura

Instituto Histórico e Geográfico tem nova diretoria

Guadalupe assume a presidência para os próximos dois anos

Publicado

em

Nesta semana, aconteceu a posse da nova diretoria do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP). A bióloga Guadalupe Vivekananda assumiu a presidência para o biênio 2017/2018. O cargo era exercido pela professora Maria Helena Mendes Nizio, a qual cumpriu sua gestão nos últimos dois anos.

Guadalupe tomou posse com o propósito de manter o objetivo principal da instituição que é preservar a história de Paranaguá. A nova diretoria representa a chapa Waldomiro Ferreira de Freitas, a qual é composta por mais de 20 parnanguaras comprometidos com a preservação da história local.

Durante a cerimônia de transmissão de cargos, foram exibidas várias fotografias de Paranaguá de épocas diferentes. Também teve apresentação musical feita por Ricardo Godoy e Edu Bauer. Uma das novidades anunciadas é que, em breve, iniciam-se as reuniões mensais abertas ao público, sempre na última segunda-feira do mês, às 18 horas.

Outro trabalho relevante realizado pela entidade é o atendimento a inúmeros alunos, especialmente universitários, que realizam pesquisas no local. Desde 2003 funciona no Instituto Histórico o Museu da Imagem e do Som com a finalidade de preservar o acervo visual e auditivo da história do Paraná. O IHGP foi declarado de utilidade pública pelo Município, Estado e União, fica localizado na Rua XV de Novembro, 621, em Paranaguá.

Guadalupe participa do IHGP há mais de 20 anos. “Para mim era sempre motivo de alegria participar das reuniões. No entanto, agora a responsabilidade aumentou, como gestora pública que fui durante 32 anos, pretendo trabalhar primeiramente para manter o acervo e todo o património do IHGP para tornar um local que preserve a memória do litoral, mas que também seja acessível ao público, que o IHGP continue sendo um ponto de referência para os moradores no litoral”, ressaltou a nova presidente.

Para Ceres Martins, a qual assumiu a função de vice-presidente, é uma honra fazer parte do IHGP. “Atuo nessa instituição por mais de 10 anos e sinto orgulho de fazer parte. Todos os membros que compõem a nova diretoria, bem como os associados, têm como principal objetivo guardar a história e a cultura de nossa cidade. Um povo que não valoriza sua cultura e sua história é um povo sem memória”, destacou.

Publicidade










plugins premium WordPress