conecte-se conosco

Cultura

Festa do Rocio termina na quarta-feira

Confira os horários e trajeto das procissões

Publicado

em

A Festa do Rocio está chegando ao fim e as procissões de ida e retorno da imagem de Nossa Senhora do Rocio estão entre as atrações finais da festividade. Na terça-feira, 15, a 203.ª Procissão Solene de Nossa Senhora do Rocio, que parte do Santuário do Rocio em direção à Catedral Diocesana, acontece às 16h. Já na quarta-feira, 16, será realizada a procissão que marca o retorno da imagem ao Santuário, às 18h.

O trajeto para a procissão de terça-feira será com saída do portal do Santuário do Rocio. “A partir daí pegamos a Rua José de Azevedo, chegando na esquina da Avenida Bento Rocha, viramos à esquerda e depois à direita no viaduto da Rua Professor Cleto, indo até o final para a Catedral Diocesana”, contou o coordenador do Santuário do Rocio, Adan Carlos Silva. A procissão de retorno terá o mesmo trajeto. “É o mesmo percurso ao contrário a partir das 18h”, enfatizou.

Além das procissões, na terça-feira, dia da padroeira, haverá missa às 8h e às 15h, e missa campal às 10h. Na quarta-feira, a programação tem início às 17h, com missa na Catedral Diocesana de Paranaguá e, logo após a procissão, às 20h, haverá a paraliturgia de encerramento das festividades do novenário de Nossa Senhora do Rocio, com anúncio do tema da festa do próximo ano. De acordo com a tendência apresentada no ano passado e neste ano, o tema da festa deverá ser Maria, já que o Santuário tem seguido os temas propostos pela Igreja Católica para o Ano Santo.

 

 

Após a paraliturgia de encerramento, acontece a Promoção de Prêmios no palco principal, com a realização de sorteio. Neste ano, os prêmios são um carro Renault Sandero completo com direção, quatro portas, travas, na cor prata, duas motos Honda Fan 125, um notebook, uma TV de 40" e um smartphone.

 

EXPECTATIVA

A expectativa para as procissões é grande, já que marca a fé e religiosidade do povo para com Nossa Senhora do Rocio, momento em que são feitos os pedidos e agradecimentos àquela que é padroeira do Paraná. “No dia 15 tende a ser um pouco maior, esperamos em torno de 200 mil pessoas ao todo. No dia 16 já é uma procissão menor porque é tida como do povo de Paranaguá. Vamos fazer um pouco mais tarde do que o horário normal dos outros anos, para que a população possa trazer velas e fazermos uma procissão luminosa. Será bem orante, cantada, com participação do bispo e dos padres da diocese de Paranaguá”, relatou Adan.

Desta forma, o coordenador frisou que toda a população está convidada, sendo que na quarta-feira, para a procissão de retorno da imagem ao Santuário, pode-se levar velas para a procissão luminosa.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress