conecte-se conosco

Cultura

Conservatório Musical é inaugurado em Paranaguá

Espaço leva o nome do renomado maestro Waltel Branco

Publicado

em

Pela primeira vez na história Paranaguá passa a contar com um conservatório municipal. A inauguração aconteceu na noite de sexta-feira, 23, reunindo personalidades culturais e autoridades de diferentes segmentos.

O novo espaço cultural já está em atividade, na Casa Elfrida Lobo, e na noite de inauguração contou com a presença do renomado maestro parnanguara Waltel Branco, o qual empresta seu nome ao conservatório. Uma de suas frases mais famosas foi gravada na placa inaugural: “Sou baiano da baía de Paranaguá”. A frase sempre dita por Waltel em entrevistas estampa Paranaguá no cenário da cultural nacional.

 

 

Waltel agradeceu a homenagem e destacou que a maior importância está no investimento na música, em dar a oportunidade aos jovens em aprender a tocar um instrumento musical. A programação contou com apresentações de músicos locais, dentre os quais do barítono Wanderlem Silva, o qual foi revelado nas oficinas de música realizadas na Casa Brasílio Itiberê, sendo ele um dos exemplos bem-sucedidos dos espaços criados para dar oportunidade à comunidade.

O conservatório abriu as portas com 600 vagas preenchidas para aulas em diversos instrumentos musicais. Nesta semana, abrem as matrículas para outros segmentos, como por exemplo, o trompete (30 vagas) e sax tenor, sax alto, sax soprano e clarinete (40 vagas). Haverá ainda a orquestra de metais, a qual está com matrículas abertas para integrantes acima de 12 anos de idade. A Orquestra de Metais é um conjunto musical, cuja formação centraliza-se na seção de metais, como: trompete, flugelhorn, cornet, trompa, trombone, eufônio e tuba. Percussão: bateria completa, xilofole, glockenspiel, vibrafone, marimba, pandeiro e outros.

Todas as salas do local levam nomes de artistas de Paranaguá de diferentes gerações como Mestre Romão, Adélia Barros, Itiberê de Lima, Anibal de Lima, Brasílio Itiberê, Endrigo Bettega, Heitor Villa Lobos e dona Zezita. Outra novidade é uma sala dedicada aos corais Asa Branca, Coral Municipal e Amigos da Música, os quais poderão usar o espaço para ensaios.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress