conecte-se conosco

Carnaval

69.º Banho a Fantasia acontece no primeiro domingo de fevereiro

Expectativa é grande entre os foliões que antecipam os preparativos (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Publicado

em

O Banho a Fantasia é uma das mais antigas tradições carnavalescas do litoral. Prestes a completar 70 anos de história, é grande a expectativa para o evento. 

Neste ano, a folia será realizada no dia 4 de fevereiro com saída às 10h, na Praça do Guincho. O local é o mesmo de quando iniciou em 1949, em frente ao Clube de Natação e Regatas Comandante Santa Ritta, fundado em 1919.

O Banho a Fantasia começou através de uma iniciativa dos atletas que faziam parte do ‘Santa Ritta’. “Eles percorriam o centro da cidade levando o estandarte do clube, sempre um domingo antes do Carnaval. Nos anos seguintes, o banho passou a contar com a bateria da escola de samba Junqueira que foi fundada em 1949. É uma tradição que se mantém até os dias de hoje”, contou o jornalista Amilton Aquim. 

Família da Realci Oliveira, da Ilha dos Valadares, participa todos os anos  com máscaras

Para 2018, a expectativa é que mais de 20 blocos marquem presença. Todos os anos surgem blocos novos, organizados com camisetas ou abadás, essa é uma característica que surgiu há pouco, com a mudança do perfil do público participante, sendo uma opção para quem não gosta de usar fantasia. 

BLOCOS

Um dos blocos que vai estrear no Banho a Fantasia deste ano é o ‘Dona Patroa’, formado por moradores no bairro Rocio. Um dos idealizadores é Cleverson Vecchione, o qual vem buscando integrar a comunidade.

“A ideia surgiu de um desejo antigo dos amigos da Escola Costa e Silva e Estados Unidos da América, nas imediações do bairro Rocio, de nos encontrarmos e conhecer as respectivas esposas, maridos e filhos, pois cada um tomou um rumo diferente. Porém, nunca tinha dado certo, devido a compromissos, distância de cidades e momento da vida de cada um. Agora com essa força de vontade mútua e com uma ajudinha das redes sociais, conseguimos nos planejar e organizar o bloco Dona Patroa, para brincar de forma sadia o tradicional e animadíssimo Banho de Mar a Fantasia de Paranaguá. Além de prestar essa singela homenagem às mulheres e esposas (patroas)”, contou. 

Anualmente o evento reúne cerca de 30 mil foliões

Um dos grupos tradicionais do Banho a Fantasia é o Bloco do Malandro, idealizado por José Reis (Juquinha). Ele contou que participa do evento há mais de 20 anos. “O bloco surgiu da ideia de alguns casais poderem participar da festa com mais comodidade e tranquilidade, embalados pelas marchinhas carnavalescas. O bloco sairá pela sexta vez este ano, confesso que não sou tão favorável aos blocos, acho que perde um pouco a magia, mas os amigos sempre pedem, alguns descem a Serra só para sair no bloco. Noto que a cada ano a estrutura melhora”, destacou. O Bloco dos Malandros todos os anos realiza concentração servindo barreado para seus participantes. 

FOLIÕES

Entre os foliões, existem aqueles que já são esperados todos os anos por criarem fantasias criativas e engraçadas. Neste sentido se destacam os amigos Endrigo Albini, Allan Silva e Andrey Willian que todos os anos surpreendem o público com suas criações. Entre as fantasias marcantes eles destacam as bonecas Barbie em que eles ficaram dentro das caixas em 2013, as sereias em seus barcos em 2014 e os palitos Gina em 2015. Para 2018 eles mantêm segredo sobre a participação, afinal, como todo folião sempre diz, o que vale é a surpresa. 

Outro grupo de foliões que faz parte da tradição é a família de Realci de Oliveira. Juntamente com o marido, filhos e netos, Realci participa do evento há mais de 20 anos com fantasias que ela mesma cria, sendo que a marca registrada são as máscaras ou capuz. “Começo a fazer as fantasias duas semanas antes do evento, com muito carinho. Participar do banho faz parte das nossas vidas. É um momento de alegria que não abrimos mão”, contou.  

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress