Na Casa da Cultura de Paranaguá permanece a exposição dos trabalhos dos alunos das oficinas de Desenho, Pintura e Cerâmica. Uma excelente oportunidade para observarmos o desabrochar de novos talentos.
Imperdível!
Leonardo da Vinci
500 anos após a sua morte continuamos a perguntar quem foi Leonardo da Vinci e qual a razão porque a sua personalidade e o seu gênio nos impressionam até hoje. Pintor, matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, engenheiro militar, escultor… Realmente quem foi Leonardo da Vinci o grande génio do Renascimento que no fascina até hoje? Entre os séculos XIV e XVII, surgiu na Europa um movimento cultural, econômico e político denominado Renascimento. Tal movimento foi fruto do enriquecimento e desenvolvimento do comércio de cidades como Roma, Florença, Veneza, Gênova dentre outras, consequentemente houve uma burguesia rica que, almejando afirmação social, se juntou aos príncipes e papas para dedicarem-se às artes e à cultura.
Roma foi o centro da Renascença e os principais artistas foram: Rafael Sanzio (1483-1520) famoso pelas suas madonas. A principal obra foi A Madona do Prado, considerada a mais perfeita. Michelangelo (1475-1560) pintor, escultor arquiteto e poeta. Entre as suas obras, destacaram-se: Pietá, David, O teto da Capela Sistina, A Criação de Adão e O Juízo Final. Leonardo da Vinci, o mais famoso e considerado gênio absoluto. Leonardo era considerado “polímata” – pessoa que possui domínio em várias ciências – pois, além de pintor era matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, engenheiro militar e escultor. Leonardo nasceu na Vila de Vinci, Toscana (Itália) em 15 de abril de 1452. Assim, na realidade, o sobrenome dele não era “da Vinci”, porém, utilizaram essa denominação por ter nascido no vilarejo Vila de Vinci. Acredita-se que seu nome completo é Leonardo Di Ser Piero da Vinci, o significado seria Leonardo filho de (Mes) ser Piero de Vinci, uma vez que a paternidade de Leonardo é atribuída a Messer Piero Fruosino di Antonio da Vinci com a camponesa Caterina Lippi e, por não serem casados, foi educado por pessoas próximas – a avó e a madrasta. Citaliarestauro. Continua…