conecte-se conosco

Conteúdo de Marca

Electrolux Group investe cerca de R$ 700 milhões em nova fábrica no Brasil, e unidade será 100% sustentável

Da esq. para dir.: Leandro Jasiocha (CEO do Electrolux Group América Latina), Carlos Massa Ratinho Jr. (Governador do Paraná) e Nina Singer (Prefeita de São José dos Pinhais)

Publicado

em

Foto: Marcelo Elias

Com quase 100 anos de atuação no mercado brasileiro, o Electrolux Group anuncia a construção de uma nova fábrica. A unidade será sediada no município de São José dos Pinhais, localizada a menos de 20 quilômetros da capital Curitiba. O acordo foi firmado com o governo estadual e com a prefeitura local.

“Temos uma relação de longo prazo com o Estado do Paraná. A construção de uma nova unidade fabril representa a expansão do parque produtivo do Electrolux Group e a consolidação da empresa na região. Com essa nova unidade, ampliaremos nossa capacidade produtiva e nosso mix de produtos. Seremos ainda mais competitivos, fortalecendo a economia da região”, destaca Leandro Jasiocha, CEO do Electrolux Group América Latina.

No total, o investimento será de mais de R$ 700 milhões, que inclui a construção da nova unidade fabril que será 100% sustentável e a remodelação do portfólio atual de produtos. A unidade de São José dos Pinhais terá aproximadamente 50 mil m2 de área construída em sua primeira fase de obras, que deverá ser entregue no final de 2024. O local contará, inclusive, com espaço reservado para fornecedores estratégicos. A segunda etapa das obras está prevista para ser finalizada no final de 2025.

“Mais um importante e robusto investimento chegando ao nosso Estado, que vai gerar mais emprego e renda. Além de reforçar nossa presença marcante e importante no cenário nacional, esta nova fábrica do Electrolux Group demonstra que o Paraná é um ótimo estado para se investir, com segurança jurídica e mão de obra qualificada”, afirma Carlos Massa Ratinho Jr., governador do Paraná. “E receber esta nova unidade ambientalmente responsável mostra também que estamos em sintonia. Atualmente, o Paraná é líder nacional em sustentabilidade ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados e só conseguimos esta excelente colocação graças à preocupação também das empresas que investem aqui”, completou.

“O Electrolux Group é uma das maiores empresas do Brasil, referência em seu segmento, com responsabilidade social e ambiental, e é uma honra para nós ter uma nova fábrica aqui em São José dos Pinhais. Fizemos um esforço significativo para que ela se instalasse em nossa cidade, pois isso representa geração de milhares de empregos, aumento da arrecadação municipal e melhoria na mobilidade e infraestrutura da região”, diz Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais (PR).

Geração de Empregos

Além do fortalecimento da economia na região a partir da expansão do Electrolux Group, a fábrica deve gerar aproximadamente dois mil novos postos de trabalho, sendo 500 novos empregos diretos, e 1400 empregos indiretos da cadeia de fornecedores. Outros mil colaboradores estarão envolvidos diretamente durante a construção da unidade.

“A nova planta gerará ganhos econômicos e sociais para o Estado, assim como para toda a região abrangida pelo município, como atração de novas empresas, oportunidades de empregos, demandas para o setor de serviços e formação e qualificação profissional”, conta Ramez Chamma, COO Electrolux Group Latin America.

Planta 100% Sustentável

A nova unidade seguirá todas as diretrizes de sustentabilidade do Electrolux Group, sendo construída para atender, desde o princípio, a meta de zero carbono.

Assim como as demais unidades localizadas na região, a fábrica contará com a gestão inteligente de água e energia, reaproveitando os efluentes industriais/sanitários tratados e possuirá um sistema dedicado de coleta de água da chuva. Toda a energia elétrica será de fontes renováveis, incluindo o uso de placas solares.

A unidade de São José dos Pinhais também contará com diversas certificações, dentre elas a de “Zero Aterro”, (ausência da destinação de resíduos para aterro), assim como buscará a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que significa ser sustentável em todas as suas fases, da construção até a operação.

Adicionalmente, terá uma área de preservação permanente, totalizando 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno, o que reforça o compromisso com a sustentabilidade, um dos grandes norteadores do Grupo.

Electrolux e o Paraná: quase três décadas de parceria

O Electrolux Group está em operação no Paraná desde 1996. A cidade de Curitiba (PR) sediou a primeira fábrica, após a aquisição da Prosdócimo. Atualmente, possui três unidades fabris localizadas na região metropolitana e dois dos três Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos do grupo no mundo. Até o momento, conta com 3,5 mil empregos diretos, 9,7 mil indiretos e outros 1,8 mil terceirizados. Suas plantas possuem, juntas, capacidade de fabricação de 3,6 milhões de produtos, entre refrigeradores, freezers e eletroportáteis. Diante disso, transformou-se em uma das dez principais empresas do estado.

Da esq. para dir.: Ramez Chamma (COO do Electrolux Group América Latina), Leandro Jasiocha (CEO do Electrolux Group América Latina), Carlos Massa Ratinho Jr. (Governador do Paraná), Nina Singer (Prefeita de São José dos Pinhais) e Everton Almeida (Vice-Presidente de Finanças, Jurídico e Relações Governamentais do Electrolux Group Latin America). Crédito: Marcelo Elias

Sobre o Grupo Electrolux

O Electrolux Group é um grupo global líder de eletrodomésticos que transforma a vida para o melhor há mais de 100 anos. Nós reinventamos as experiências de sabor, cuidado e bem-estar para milhões de pessoas, sempre se empenhando para estar à frente da sustentabilidade na sociedade por meio de nossas soluções e operações. Através de nossas marcas, que incluem a Electrolux, AEG, Anova, Frigidaire, Westinghouse e Zanussi, vendemos mais de 60 milhões de produtos para cozinhas domésticas e profissionais, em mais de 120 mercados, todos os anos. Em 2022, o Electrolux Group teve um faturamento de 135 bilhões de SEK e empregou 51 mil pessoas pelo mundo. No Brasil, a marca Electrolux está presente em 38 milhões de lares, incluindo a Continental, adquirida em 2017 para alavancar as operações do Grupo no País e apoiar o crescimento sustentável da companhia. Por meio da Continental, já conhecida e respeitada por milhões de famílias brasileiras, a estratégia é proporcionar aos consumidores uma vida descomplicada para que possam se dedicar às atividades com quem realmente importa. Para mais informações, acesse:  Link.

Em alta