Na semana passada celebramos uma data muito especial, o Dia Internacional da Felicidade, e nossa coluna traduziu todo esse espírito de festividade, contemplando assim a história e o significado da referida data comemorativa. Importante reforçar a relevância da Felicidade em nossas vidas, acima de tudo como inspiração na nossa caminhada, que precisamos estar atentos diariamente na prioridade de sermos felizes. Quero assim enfatizar a nossa coluna hoje com o encerramento da coluna da semana anterior, onde parafraseei uma impactante frase de Johann Goethe, o qual nos revela que: “Na plenitude da Felicidade, cada dia é uma vida inteira”.
Que o nosso hoje seja impactado com essa mensagem, que possamos compreender a importância do agora, que não deixemos a nossa vida para depois, para amanhã. Você merece toda prioridade, você merece total atenção, você merece a plenitude. Uma plataforma de vida construída a partir de novos significados e projeções na sua trajetória. Compreender as dimensões da felicidade revela-se como uma oportunidade de melhor identificação dos seus efeitos e conjuntura em nosso dia a dia. Revela-se ainda como motor propulsor de geração de mais felicidade. Em sua obra “Seja mais Feliz”, o especialista em felicidade, Tal Ben-Shahar, com base em técnicas e conceitos de psicologia positiva, nos convida a melhorar a nossa qualidade de vida diária através da proposição de algumas ferramentas, nos incentivando a celebrar micro momentos cotidianos e expandir a paz interior. Na semana passada inclusive, em comemoração ao dia internacional da felicidade, eu lancei em minhas redes sociais uma série chamada “Desafios da Felicidade”, onde fiz a proposição de ações diárias com questões relacionadas à solidariedade, gratidão, oração, abraço e celebração. Os resultados foram incríveis, com muitas devolutivas positivas e a certeza da necessidade de contemplarmos esses desafios como horizontes em cada um dos nossos dias. Proponho assim a você, com base nas explanações apresentadas e na literatura mencionada de Tal Ben-Shahar, fazer hoje algumas perguntas tais como: O que me traz sentido na vida? Qual é o meu propósito de vida? Quais são as minhas forças e fraquezas? O que eu estou fazendo com a minha vida hoje? Consigo reconhecer quem eu sou e o significado da minha vida? Preciso mudar o percurso?
Como nos ensina o padre Fábio de Melo: “Hoje é tempo de ser feliz, a vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a concepção do plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver”.
Pra finalizar deixo mais uma pergunta: Que tal ser feliz hoje?