Na semana passada nossa coluna enredou o clima celebrativo em homenagem ao Dia das Mães, contemplando um lindo poema do escritor Bráulio Bessa com o tema “a força de uma mãe”. Certamente não tem como falar de mãe sem mencionar duas palavras que a simbolizam: “amor” e “força”.
É exatamente na expressividade destas duas palavras que iniciamos a nossa coluna hoje, fazendo menção aos tristes acontecimentos recentes no Rio Grande do Sul, que não tenho dúvidas tem tocado o coração de todos. Para os nossos irmãos gaúchos estendemos nossas mãos oferecendo toda nossa solidariedade, toda nossa empatia e compaixão. A dor que transpassa qualquer barreira geográfica e se faz sentida por todos, numa comunhão de abraço fraterno e resiliência.
Nas palavras de Maurício Cantelli compartilhamos a nossa mensagem: “Ao povo do Rio Grande do Sul, oferecemos nosso apoio incondicional e nossa admiração. Que a prosperidade retorne aos vossos lares e que a união continue a ser a vossa maior força. Estamos convosco, hoje e sempre, na reconstrução de cada pedra, cada ponte, cada casa e, em cada oração e em cada gesto de apoio. Com respeito e esperança”.
No cenário de extrema turbulência e destruição, nos sentimentos de angústia, sofrimento e desespero, a transcendência que a vida nos oferece através da luz que brota do coração humano em direção ao irmão que precisa de ajuda.
Não estamos nessa vida para viver, mas para conviver, para estarmos juntos, incluindo os momentos mais dolorosos e difíceis. Missão e sentido da nossa existência, contemplação do amor.
Força Rio Grande do Sul!