BOA ESTREIA DO RIO BRANCO
O centenário e querido Rio Branco pegou a estrada e foi a Toledo enfrentar o Foz do Iguaçu, na primeira rodada do Campeonato Paranaense Sub-23 deste ano. Fiquei de ouvido ligado na Rádio Ilha do Mel FM, acompanhei a narração perfeita do Patric Gouveia, e o banho de reportagens do competente Valdir Braz. Por tudo que ouvi, principalmente pelos comentários abalizados do Tiago Batista, não tenho dúvidas em afirmar que o Rio Branco fez uma boa estreia. Deve ter agradado ao técnico Leandro Niehues, habituado a dirigir com sucesso atletas jovens. Mesmo a distância ouso destacar Krisman, Marcos Jesus e Mateus, todos elogiados pelo comentarista Tiago Batista, que merece minha confiança pelo conhecimento e honestidade. Na quarta-feira vou descer a serra, visitar o pessoal da Folha do Litoral News, almoçar como sempre no Danúbio e, às 15 horas, me dirigir à Estradinha para assistir ao jogo entre Rio Branco e Cascavel.
DUPLA ATLETIBA EM ALTA
Gente, não é que o Atlético e o Coritiba deram para ganhar no Campeonato Brasileiro da primeira divisão? O rubro-negro meteu 5 buchas no Avaí, e foi a São Paulo confirmar a boa fase contra o poderoso Palmeiras, repicou com 1 X 0. Já o Coritiba não ficou para trás. Na quinta-feira, venceu o milionário São Paulo por 2×1 no Morumbi lotado e repetiu contra a Chapecoense em casa 2 X 0 ao natural. A dupla deu um salto de qualidade na tabela, terminou o primeiro turno em alta, enchendo de esperança seus milhares de torcedores. Não posso esquecer o Operário de Ponta Grossa, venceu o Maranhão em São Luís por 3×1 e está com um pé na série C do Brasileirão.
ABEL E JOÃO PEDRO COMO NA BÍBLIA
O nome do pai é bíblico o do filho também. Segundo as escrituras sagradas, Abel foi o primeiro ser humano a desenvolver a qualidade da fé e do amor. Em se tratando de João Pedro, João foi o apóstolo das importantes visões, Pedro, o escolhido por Jesus para edificar a sua Igreja. Não por acaso, meus dois personagens têm estes nomes. Dia desses, como todos sabem, João Pedro, vítima de um acidente, faleceu, causando imensa tristeza a sua família e ao mundo do futebol. O que temos visto nos últimos jogos do Fluminense, clube do Abel, tanto em Recife como no Rio de Janeiro, é uma aula de solidariedade à família do extraordinário Abel. Buscando informações para esta coluna, falei com Rubens Garcia, um antigo e querido "parceiro" do Abel Braga. Fiquei sabendo da união familiar, do amor do Abel pela Claudia, sua querida esposa, e por todos os seus filhos. Fato que se expande à família Braga por inteiro. João Pedro, tal qual a Bíblia, de certa forma edificava sua família e círculo de amigos, com seu bom humor sua bondade, e até por sua doença. Um visionário, tinha conhecimento de sua importância como agregador e de seu tempo terrestre. Se não, vejamos sua última mensagem. "PRESENTE EM PENSAMENTO". Sinal evidente que apenas o corpo físico desencarnou, sua alma está mais viva do que nunca entre nós. Acredite, Abel, pois seu nome significa mensageiro da fé e peregrino do amor. Isto, sem dúvidas, vai amainar seu sofrimento e da sua família.