Fazia tempo que o Leão da Estradinha não disputava uma semifinal. Por este motivo, imagino que a ansiedade esteja tomando conta do departamento de futebol. Como conheço o Leandro Niehues, sei da sua experiência e competência, imagino que todos os detalhes que possam influenciar positivamente, estejam sendo providenciados. Nos dias que antecedem as decisões, nada pode passar despercebido, do horário de treinamentos, ao material, até a alimentação e o repouso, são fundamentais. Esta é uma semana especial para o Rio Branco, pois o reflexo do ocorrido nos dias que antecedem o grande jogo, pode ser fundamental para o resultado. Do outro lado, o Cascavel tem uma estrutura altamente profissional, que lhe deu o primeiro lugar na fase classificatória. Imagino uma grande semi-final, decidida nos detalhes.
A COPA DE NEYMAR
Foi uma terça-feira para lá de Bagdá, os jogos tinham importância fundamental na classificação para próxima Copa do Mundo. O Brasil, único classificado até então, fez a lição de casa e despachou o Chile ao natural, sem fazer força. Como sempre Neymar foi o destaque individual, seguido por Paulinho e Gabriel Jesus.
A COPA DE CAVANI E JAMES
Na bela e simpática Montevidéu os uruguaios levaram um susto, acordaram e viraram o jogo em cima da Bolívia. Com garra e bom futebol Cavani comandou a festa no histórico estádio Centenário. Os fraternos irmãos colombianos, empataram com o Peru em pleno Estádio Nacional na cidade de Lima e garantiram a vaga. Mais uma vez o meia James foi o destaque da Colômbia com gol e grande atuação. Os peruanos foram para repescagem, por enquanto nada está perdido.
A COPA DE MESSI MESSI MESSI
Os argentinos precisavam ganhar, tinham que ganhar e acabaram ganhando. Messi fez milagres em cima do morro, Quito e quase 3.000 metros acima do nível do mar, e daí, para o Bola de Ouro não existe limites. Meteu 3 buchas ao seu estilo, os gols foram tão importantes como bonitos. Craque mesmo como Messi não tem apenas uma pátria, sua pátria é o País que nasceu e a cidade que está jogando. Por este motivo, os equatorianos aplaudiram Messi de pé por alguns minutos. Salve, Messi e os argentinos! A Copa ficou mais valorizada.
MARCELLO RICHA SEM CENSURA
Confesso que não conheço Marcello, nem sei onde fica o Instituto Teotônio Vilela do PR que ele preside. Estava me preparando para falar sobre o assunto do momento, a polêmica do nu nas exposições artísticas pelo Brasil. Li e escutei muito sobre o tema. De repente nas páginas da nossa Folha do Litoral News, me deparo com a coluna do Marcello. Li e reli chegando à seguinte conclusão. Deixando de lado o autofagismo desta região, e sem ser cabotino. A coluna Expressão e Exposição é um tratado inteligente sobre liberdade e arte. Marcello, ninguém escreveu melhor que você sobre o assunto, meus parabéns. O Gebran e o Guru vão te pagar um almoço no Danúbio, você fez por merecer. Abraços.
FRASE
“Se discordar de mim com sabedoria, tu me enriqueces, ninguém tem a felicidade de saber tudo”, frase do bispo católico dom Hélder Câmara, um verdadeiro anjo terrestre defensor dos pobres e oprimidos.