Valmir Gomes

SÃO JOSÉ, O PADROEIRO

Meu amigo Dr. Homero Rasbold, morador no litoral do Paraná, mandou mensagem na última sexta-feira.

PERNA DE PAU SEM NOÇÃO

PERNA DE PAU SEM NOÇÃO

Meu amigo Dr. Homero Rasbold, morador no litoral do Paraná, mandou mensagem na última sexta-feira. “Não esqueça o dia de São José, padroeiro de Pontal do Paraná”. Sim o dia 19 de março é consagrado a São José. Para quem não sabe ou não lembra, Maria e José são os pais de Jesus Cristo. Maria é bem mais famosa por ser a mãe do menino Jesus, enquanto José é lembrado como o esposo casto de Maria. São os mistérios da religião católica, que divide opiniões. Mais importante do que este fato, são as virtudes de José, um homem discreto, justo, guardião da sagrada família, ótimo carpinteiro, dedicado aos desígnios de Deus. Não sou juiz, não julgo os mistérios da religião Católica e da vida, nem me sinto apto para tal. Apenas lembro de São José como um marco da fé em Deus. Isto me basta. Que as inúmeras virtudes do homem José, que o transformaram em santo, protejam o povo de Pontal e todo litoral do Paraná. Salve, São José.

O EXEMPLAR CASCAVEL

Aos poucos, um grupo de empresários e políticos da cidade de Cascavel resolveram se dedicar ao futebol. Com a liderança de Evandro Roman, Valdinei Silva e sua equipe, o clube foi se transformando em uma empresa. O resultado é o melhor possível: clube organizado time forte. Com todos os problemas da pandemia, o FC Cascavel tem mostrado sua competência. Hoje sob o comando do técnico Tcheco e com uma estrutura exemplar, o Cascavel obteve importante vitória na sua estreia na Copa do Brasil, vencendo o tradicional Figueirense de virada por 2×1. Parabéns.

COPA DO BRASIL E ESTADUAL

Jogando pela Copa do Brasil em Mato Grosso, o Coritiba venceu o União com gol de estreante Léo Gamalho e passou de fase. Tão importante quanto a vitória foi o valor financeiro que os coxas vão receber, passa de um milhão de reais. Quanto ao jogo, o Coritiba mesmo em formação foi superior ao seu adversário. Lógico com o tempo deve melhorar suas atuações. Enquanto isto pelo campeonato Estadual, o Paraná Clube venceu o Toledo por 2×0 primeira vitória da era Maurilio. O Londrina empatou com o Azuriz e o Cianorte venceu o Cascavel CR. Assim vamos informando os leitores em tempos de pandemia.

VACINAS

No Paraná, as pessoas continuam se vacinando, isso com certeza vai diminuir o número de infectados na nossa região. Daqui um apelo: se cuidem meus queridos, evitem ambientes lotados e festivos, podem causar contaminação da Covid-19. O momento requer cuidados, sejam conscientes.

“LOCKDOWN”

Esta coluna pode causar discordância, estou pronto para receber o contraditório. Dito isto vamos ao fato. Entendo que precisamos evitar aglomerações e festas, que existem exageros, os jovens e os abastados estão passando dos limites. Vide o caso Gabigol. Então que estes sejam punidos. Agora, o que não entendo é impedir as pessoas de trabalhar. Com as regras já estabelecidas pelas próprias autoridades, o trabalho tem segurança. O “lockdown” impede as empresas de manter seus funcionários, cria o desemprego, nos deixa órfãos. Os governos Federal e Estadual prometem ajuda financeira, só que a burocracia imposta é tão grande, que raras empresas têm acesso aos empréstimos. Gente, não sou dono da verdade, porém o trabalho com regras impede um mal maior. As pequenas e médias empresas estão fechando suas portas. Não aguentam mais. Como são responsáveis por milhares de funcionários, causam desemprego e suas graves consequências. Pensem nisso!

Leia também: ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Você também poderá gostar

SÃO JOSÉ, O PADROEIRO

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.