conecte-se conosco

Valmir Gomes

TÍTULO MUNDIAL SEM BRILHO

Não quero me tornar chato, muito menos repetitivo, porém é impossível fugir da atual fase do futebol.

Publicado

em

TÍTULO MUNDIAL SEM BRILHO

Não quero me tornar chato, muito menos repetitivo, porém é impossível fugir da atual fase do futebol. O campeonato mundial provou que o esporte chamado de futebol regrediu muito, tecnicamente falando. O atual título mundial conquistado pelo Bayern de Munique, vencendo o Tigres do México por 1 x 0, é prova cabal da minha tese. Jogo fraco, sem emoção e sem jogadas individuais, uma partida decisiva e mecânica. Os mexicanos ainda arriscaram sair do script, os alemães nem pensar. O único campeão que ousou jogar futebol foi o lateral esquerdo Davies, nenhum outro tomou tal atitude. Foi na verdade um título sem brilho, conquistado de maneira comum, talvez porque os alemães estejam com as gavetas cheias de faixas de campeão. Talvez pelo momento comum do futebol.

GOLEADOR SIM, CRAQUE NÃO

Outro dia, dei os parabéns ao Lewandowski, afinal ele foi considerado o Bola de Ouro do futebol europeu. Hoje depois de vê-lo atuar no campeonato mundial de clubes no Catar, cheguei à conclusão de que ele é goleador. Fica muito longe dos craques que já ganharam a Bola de Ouro. Dou exemplos, Zidane, Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Messi, Maradona, Cristiano Ronaldo, todos goleadores e craques de bola. Só goleador, como é o caso do Lewandowski, fica faltando o essencial, que é ter categoria, classe, bola no corpo. O Lewandowski passou o torneio mundial inteiro sem dar um drible, sem fazer uma tabela rápida, sem dar um chapéu ou uma caneta. Que melhor do mundo é este? O Gignac do Tigres jogou muito mais do que ele. Goleador é uma coisa, craque e melhor do mundo é outra bem diferente.

DR. RENÊ DOTTI, UMA MENTE DE OURO

O destino me colocou no caminho do Dr. Renê, tínhamos gostos em comum, teatro, rádio, futebol, histórias. Sempre me tratou com carinho, uma das suas marcas. Me contou história e estórias da velha Curitiba e do velho futebol paranaense. Jurava de pés juntos que num antigo clássico, o seu coxa foi prejudicado pela arbitragem. “Valmir, nos roubaram”. Eu dava risada do jeito que ele contava, daí ele ficava o mais teatral possível. Era múltiplo, teatro, cinema, futebol, escritor, professor, contador de histórias, educado, alegre, franco e por aí vai! De repente, aquela mente de ouro e aquele coração bondoso pararam. Morreu o Mestre que dignificou sua profissão. Que digam os seus familiares, funcionários, colegas, clientes e amigos. Foi uma ótima pessoa.

A VACINA E O POVO

Tem gente que jura: não vou tomar esta vacina, não quero virar jacaré! De longe parece brincadeira, perto vira realidade. Sim, existem pessoas que são contra todas as vacinas. Lembram da Revolta da Vacina por volta de 1904? Morreram 31 pessoas durante as manifestações contrárias às vacinas. Era o tempo da Varíola e o Dr. Oswaldo Cruz foi amado e odiado, por causa da vacina. Agora, em plena pandemia, já li e ouvi de tudo sobre a vacina. Já furaram a fila, fingiram que aplicaram, venderam vacina na feira, e por aí vai. Estão brincando com coisa séria. Falam mal dos políticos, porém tem muita gente do povo que tenta levar vantagem em tudo. Precisamos das vacinas e de uma reflexão. Pensem nisto.

EMOÇÕES À VISTA

O Coritiba vai a Santos enfrentar os donos da casa no sábado, às 19 horas, enquanto o Athletico recebe o Atlético Goiano no domingo, às 16 horas. Os coxas na sua luta contra o rebaixamento, o time do Paulo Autuori busca uma vaga na Libertadores ou Sul-Americana. Na parte de cima da tabela, a briga pela liderança está a cada rodada mais acirrada, Internacional, Flamengo, Atlético e São Paulo lutam pela liderança e buscam o título. Emoções à vista.

Leia também: REFORÇOS DO RIO BRANCO

Continuar lendo
Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress