Uma história verdadeira sobre o futebol e suas peculiaridades. Corria o início da década de 80, eu era o supervisor do departamento de futebol amador do Pinheiros. Íamos jogar contra o Coritiba pela Copa Tribuna, então tradicional competição de juniores da cidade de Curitiba. No treino físico da véspera do jogo, o técnico Nilo Neves me chama e pede uma opinião. ” Valmir estou com vontade de colocar o Pardal no gol, ele vem treinando muito bem, merece uma oportunidade.” Surpreso, respondi: “Nilo, o Ricardo, atual titular, vem fazendo bons jogos, não vejo motivos para mudanças.” Mesmo assim, Nilo me pediu para chamar o Ricardo, ia comunicar a ele que ficaria na reserva. Ricardo ouviu com atenção o seu técnico e disse para nós: “Seu Nilo respeito o Pardal, porém estou jogando bem, o senhor não tem motivos para me tirar do time. Além disso eu sou mais bonito do que ele.” Caímos na risada e o goleiro contra o Coritiba continuou sendo o Ricardo. Histórias da bola.
COPA DO MUNDO
O meia alemão Lothar Matheus e o goleiro mexicano Antônio Carbajal foram os atletas que mais participaram de Copa do Mundo, durante 5 copas consecutivas. O atacante camaronês Roger Milla com 42 anos, foi o atleta mais velho a participar de uma Copa do Mundo. O goleiro italiano Dino Zoff aos 40 anos, foi o atleta de mais idade a levantar a taça de Campeão do Mundo. O excelente zagueiro Nilton Santos do Botafogo disputou 4 copas, o extraordinário Di Stefano apenas alguns minutos em 1962.
FRASES
“No Japão um homem velho é considerado um sábio.” Do técnico Otacílio Gonçalves.
“A vida é curta, curta a vida”. Do compadre Eni Maia
“Idade nunca foi sinônimo de doença”. Do amigo Santolin
“Gravidez não é doença, é um estado interessante.” Dr. Reis
VACINAS E RECADOS
Em todo o Brasil, as autoridades, o serviço médico, os funcionários públicos, e os voluntários estão trabalhando muito por nós todos. A secretária de Saúde de Paranaguá, Lígia Regina Cordeiro, faz um pedido público: “Respeito aos profissionais da saúde, obedeçam ao isolamento”. Neste sábado teremos vacinas pelo sistema drive thru aos idosos.
OS CRAQUES DO PASSADO
Nilton Santos zagueiro do Botafogo e da seleção brasileira, nunca deu um bico na bola. Jogava com elegância e qualidade. Domingos D’aguia, zagueiro de vários times sul- americanos, jogava de fraque e cartola, era um Lorde do futebol. Saia driblando da sua área. Inventou a domingada, jogada clássica. Zizinho, alguns dizem que foi o Pelé da sua época. Sequestrava a bola, fazia gols improváveis, arte pura. Leônidas da Silva, atacante goleador, inventou o gol de bicicleta, fazia miséria com os defensores. Estes alguns craques do passado. Inesquecíveis. Tem mais, aguardem.
O GUARDA-CHUVA
Frio e leve garoa. Com o guarda-chuva fechado embaixo do braço, ele aperta o passo. Quase corre, troteia em direção ao ponto do ônibus, para se abrigar da garoa. Enquanto seu guarda-chuva continua embaixo do braço, fechado. Assim agimos muitas vezes! Não é?
O DIA MAIS IMPORTANTE É HOJE
Não se preocupe com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá sua própria preocupação. A cada dia sua história, viva dentro da possibilidade o melhor possível no dia de hoje.
RÁDIO
Ser demitido pela vez primeira anos atrás de uma emissora de rádio, foi uma experiência única e rica, em todos os sentidos. Me senti um verdadeiro radialista.