conecte-se conosco

Valmir Gomes

O fênix Seleto

Depois de quase meio século de licença do campeonato paranaense

Publicado

em

Depois de quase meio século de licença do campeonato paranaense, o Clube Atlético Seleto retorna ao futebol profissional. As lembranças do Seleto passam pelos seus 50 anos, presidido pelo querido e eterno Dr José Francisco Linhares, tendo ao seu lado como diretor de esportes Diamantino Francisco e tantos outros seletenses históricos.

Lembro do título de Campeão da zona sul em 1964, do grande Hélio Alves que foi atleta, diretor, técnico e presidente do clube. Lembro do querido Hamilton Aquim, um ídolo do clube, dos Tramujas, do Celso Chichorro, do Alceu Jacinto, de tanta gente boa que fez do Seleto um campeão. E os atletas, vou citar alguns, Pedrinho grande goleiro, Celso, Cosminho, Chapadão, Jairton, Lauca, Saracotê, Calé, Vivi, Clide, Macaé, Quarentinha, todos com qualidade e carinho em defesa do Seleto. Não posso esquecer de dois ídolos e craques do seu tempo, o meia Bonin e o atacante Luis Antônio. Cada um melhor do que o outro, duas lendas do futebol paranaense. Agora o atual presidente Aroldo Rocha faz o Seleto ressurgir das cinzas como Fênix, para o futebol profissional. Seja bem-vindo, C.A. Seleto.

ILHA DO MEL NO JOGO HISTÓRICO

Depois de 50 anos o Seleto voltou aos campos de futebol, jogo histórico e festivo no Gigante do Itiberê com bom público e muitas atrações. Waldir Braz como sempre estava presente com sua equipe Bola na Rede da Rádio Ilha do Mel. Muita gente falou sobre a história do Seleto na jornada esportiva, causos não faltaram. Ave, Waldir Braz, Ave Seleto.

COPA DO MUNDO

Parece mentira, mas é verdade, Marrocos venceu e mandou Portugal para casa mais cedo do que se esperava. A França num grande jogo despachou os ingleses, com show do Griezmann, até agora o melhor da Copa. O Brasil foi eliminado pela Croácia e a Holanda pela Argentina. Agora teremos Marrocos X França e Croácia X Argentina, quem passar disputa o título mundial.

DERROTA DO BRASIL

A convocação da seleção sempre foi contestada, os olhares eram sempre para os atletas que jogavam no exterior. Na Copa do Mundo, fomos escalados errado, em cima de improvisos gritantes. Foi mudado o esquema tático, saímos do comum 4x3x3 das eliminatórias, para o moderno 4 X 1 X 2 X 3, pior ainda sem liderança para discutir tantas mudanças. Pagamos o preço do modernismo, dos estrangeiros em detrimento dos brasileiros que atuam no Brasil. Impossível esquecer os laterais e atacantes do Palmeiras e Flamengo, pior os que foram não jogaram. Casos de Pedro e Éverton. Agindo assim não dá para ser feliz.

AMANHÃ JOGO DO RIO BRANCO

Me informa a atuante assessoria do Rio Branco, que nesta próxima quarta-feira o Leão vai fazer seu primeiro jogo-treino contra o Barra em Camboriú. O técnico Norberto vai ter oportunidade de sentir o seu grupo atuando contra um adversário. No dia 22 de dezembro o Rio Branco volta a atuar, desta feita na Estradinha contra o Marcílio Dias. Devo assistir este treino, para tirar conclusões sobre o time e comentar nesta coluna.

SEGUE O BAILE

Por mais que tenha tentado ainda não consegui falar com o presidente do Seleto, o homem é muito ocupado! Porém, ouvindo o programa Segue o Baile dos colegas Miguel Taif e Cadu Mendes, domingo na Litoral Sul FM, fiquei sabendo das novidades do Seleto pela voz do seu presidente, o entrevistado do programa. Miguel Saif foi muito feliz nas perguntas, o presidente mostrou franqueza e conhecimento do clube e de seu atual parceiro no futebol. Parabéns e segue o baile.

Em alta