O comentarista Luís Geraldo Mazza, nasceu em Paranaguá em 10 de fevereiro de 1931, subiu a serra para estudar em 1955, se formou em Direito pela UFPR. Trabalhou na Rádio na TV e no Jornal por longos anos. Se tornou referência no Brasil com seus comentários de grande conteúdo. Foi um Mazza sem medo, defensor da liberdade de expressão, em qualquer situação. Fez dupla com o José Wille na CBN por anos, a cidade parava para ouvi-los. Trabalhou em vários jornais, porém na Folha de Londrina foi quase até o fim. Uma marca como colunista. Tenho prova pessoal da sua amizade, me defendeu publicamente, quando no passado tentaram impedir minha opinião. Gostava de futebol, foi torcedor do Coritiba a vida toda, andava triste pelo momento do seu time. Um defensor da liberdade de expressão, em qualquer situação. Um jornalista na acepção do termo. Foi um cara alegre, divertido, como são os parnanguaras. Mazza não morreu, ele é imortal. Ave, Mazza.
DERROTA DO BRASIL
Na última terça-feira nossa seleção perdeu para o Paraguai em Assunção por 1 X O, escancarando para o mundo do futebol nosso triste momento. Nem vou perder tempo sobre os erros do Brasil, afinal o leitor que assistiu o jogo, viu a fragilidade técnica e tática da nossa seleção. Uma tristeza. Imagino que o atual presidente da CBF e sua diretoria, estejam buscando soluções para estancar as derrotas da nossa equipe. Na verdade, estamos passando vergonha, as críticas cruzam nossas fronteiras e ganham o mundo. Uma lástima. Mudanças em todo departamento de seleções da CBF e mudanças imediatas nas convocações, vamos valorizar os jogadores que atuam no Brasil, vamos voltar ao futebol raiz. Que assim seja.
CLÁSSICO PARANAENSE
Neste fim de semana teremos o jogo entre Operário de Ponta Grossa X Coritiba F.C. o clássico centenário do nosso futebol. Lamentavelmente as duas equipes estão na série B, e não andam bem na tabela. Imagino que o jogo deste domingo, possa servir para reabilitação técnica e moral de uma das equipes. Não vou arriscar palpites, desejo um bom jogo e que vença o melhor.
INTER MILÃO NA RADIO ILHA DO MEL
Nesta quinta feira vou levar o amigo Paulo Marconde até Paranaguá para dar uma entrevista na rádio Ilha do Mel. Paulo é advogado e representante da Inter de Milão na cidade de Curitiba. Vai convocar os times de Paranaguá e litoral paranaense para um torneio da Inter nas dependências do Seleto. Quem sabe o primeiro passo do jovem do litoral, rumo a Internacional da cidade de Milão na Itália. Fiquem ligados na Ilha do Mel, programa Bola na Rede, a partir das 17 horas.
NOVIDADE NO RIO BRANCO
Recebi a notícia que o profissional Nei Minks foi anunciado como o novo gerente de futebol do Leão da Estradinha, o referido profissional já trabalhou no Azuriz, Chapecoense, Concórdia, e também no Paraná Clube. Agora vai iniciar sua nova caminhada no Rio Branco. Daqui desejo bom trabalho ao novo dirigente, que terá a incumbência de montar a equipe para o campeonato da primeira divisão do ano que vem.
UM DIA DE CÃO
Anos atrás assisti um filme com este nome, o ator principal fica num engarrafamento de trânsito entre outros problemas, e acaba vivendo um dia de cão, segundo a época do filme. Hoje o cão é tratado como um membro da família, ouso dizer, que trocaram os filhos e netos, por cachorros, da melhor raça possível. Sou uma pessoa que gosta de exercícios físicos, pela minha idade, caminho quatro vezes por semana, sempre que possível. Vocês não imaginam a quantidade de gente que leva os seus cachorros passear. Gente caminhando com filho ou neto é raro! Gente caminhando com cachorro é comum. Fico a me perguntar, trocaram as crianças pelos cachorros!! Quem diria, hoje acontece este fato. O tempo mudou o hábito das pessoas, celular e cachorros. Confesso que tenho saudades das peladas na chuva, de jogar de pés descalços, das crianças brincando com os pais e avós.