Sou do tempo que se jogava futebol profissional aos sábados e domingos, por volta das 15,30 horas, os estádios não tinham refletores e não se jogava dia de semana. Tínhamos somente campeonatos estaduais, que eram muito valorizados. Jogos inter-estaduais só amistosos, por exemplo Seleto X Vasco da Gama ou Rio Branco X Santos, em ocasião muito especial. Assim era o nosso futebol. Depois veio Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores, Copa Sul-americana, Recopas, Campeonato Mundial, e por aí vai. Jogos quase sem fim, todos os dias e horários antes imagináveis. Vejam este final de semana, sábado Goiás X CAP as 20,30 horas, o vice-líder da competição joga sábado no horário do jantar. Pode isso, Arnaldo? Bem não para por aí, inventaram jogar domingo às 11 horas, Coritiba X Juventude no alto da Glória. Hora do sagrado almoço da família. Nem vou perguntar para o Arnaldo! Assim é o nosso futebol.
GOL DO RONY
O Jogo e seu resultado todos sabem, afinal foram duas goleadas do Palmeiras em cima do Cerro Porteño do Paraguai. Partida normal controlada e o placar era justo, até que surgiu o lance mágico, golaço de bicicleta do RONY. Depois do jogo, todos meios de comunicação visual e auditivo, repetirem o lance várias vezes. Ver o lance na repetição ou ouvi-lo é um presente para todos nós, por sua beleza. Porém quem viu na hora do fato, foi acometido de uma surpresa extraordinária. Raciocínio rápido, uma beleza de conclusão, plástica perfeita. O “deus” do futebol estava presente. Obrigado meu craque que Deus te pague.
DEMISSÃO DO CASAGRANDE
Oi minha gente a saída do Casagrande da rede Globo, pegou todos de surpresa, até seus colegas. Como comentarista, fazia seu trabalho dentro da sua experiência como atleta, agia com normalidade, nem 8 nem 80. Como cidadão, às vezes muito cobrado por seus vícios no passado. Como político, um parceiro da emissora. Neste cenário foi se queimando com colegas de trabalho e tele-espectadores. Até que foi convidado a se retirar. Misturar política e futebol, está provado que não dá certo. Confesso que fico na torcida pelo cidadão Casagrande, sua trajetória de vida, não foi e não é fácil. Tomara que essa demissão não lhe cause retorno de alguns problemas pessoais.Independente de clube ou de partido político, força Casagrande.
DOMINGO TEM COPA LITORAL
O meu querido amigo Waldir Brás me manda a rodada da XXII Copa Litoral. Às 14 horas em Guaratuba no Estádio Municipal Acyr Braga teremos a realização do jogo entre RCS Guaratuba – Telecom X Porto Ponta do Félix, um duelo parelho em busca da classificação. Às 15 horas no Estádio Ednaldo dos Santos Tavares em Pontal do Paraná vão se enfrentar Canoas F.C. X Seleção de Morretes, um jogo de duas equipes de boa qualidade. Às 15 horas também, na velha e querida Estradinha jogarão Seleção de Matinhos X Ilha do Mel F.C. uma partida de difícil prognóstico pelo bom momento das duas equipes. Boa sorte aos clubes e suas torcidas, que dentro da disciplina e da amizade vençam os melhores.
DANTE MENDONÇA E SUA RUA E BRUMA
Gente, li o livro do colega jornalista e escritor Dante Mendonça, uma feliz história sobre a revolução feita por Jaime Lerner e sua equipe, na capital do nosso Estado. Dante como todos sabem é um craque na escrita, suas histórias e estórias, são sempre muito bem contadas, com pitadas de humor bem pessoal. Sou testemunha daquela mudança, da vila iluminada para uma das modernas capitais do Mundo. Gol de placa do craque Dante Mendonça, recomendo ler e reler. Ave, Dante.