conecte-se conosco

Valmir Gomes

Estradinha

Fazia tempo que não comentava um jogo do Rio Branco em Paranaguá

Publicado

em

Fazia tempo que não comentava um jogo do Rio Branco em Paranaguá, ali na Estradinha existe uma atmosfera especial. Aquela torcida alegre, famílias inteiras, amigos, tudo próximo, o verdadeiro futebol raiz. A árvore próximo ao gol, o local da segurança, a tela atrás do gol, na outra meta, os apartamentos com janelas para o campo, verdadeiros camarotes para aqueles torcedores, as roupas estendidas nos varais, uma atmosfera íntima de vizinhança. O gramado em bom estado, tudo conspirando a favor. Só faltou o resultado ser melhor para o Rio Branco, ser goleado na estreia em casa foi uma tristeza.

O JOGO

Todos sabem da minha amizade e consideração com o técnico Norberto Lemos, meu bruxo, como diriam os antigos da bola. Porém o seu time precisa de mais qualidade individual, os setores da equipe, talvez por ser o primeiro jogo oficial, deixou a desejar. Não senti segurança defensiva, que é sempre o forte das equipes do Norberto. Levou quatro gols ao natural. Sem forte marcação na meia cancha, sem criatividade a bola não chegou no Jobson nunca. O Leão precisa melhorar e muito.

SHOW DAS MULHERES

O jogo entre Coritiba e Aruko era para ser de portões fechados sem público. Punição por brigas entre alguns machões das torcidas organizadas. Dai os advogados do Coritiba e os Juízes do TJD do Paraná chegaram a um acordo inteligente. Deram vez às crianças e mulheres no jogo do Couto Pereira. O que se viu e ouviu nas arquibancadas do estádio foi um show espetacular. A cidade de Curitiba deu um exemplo para o Mundo do futebol, sim para o Mundo todo. De Curitiba para todo planeta terra. Parabéns aos advogados do Coritiba, aos juízes do TJD, e as mulheres e crianças que proporcionaram um espetáculo extraordinário nas arquibancadas. Show das mulheres e crianças.

NILZO X PELÉ

O cidadão Nilzo Antônio da Silva faleceu neste final de semana aos 82 anos, escrito assim seria uma notícia normal de um falecimento de um atleta do futebol. Acontece que NILZO foi um senhor atacante das décadas de 60 e 70 do nosso futebol. Jogou e goleou no  time lendário do Metropol, Internacional, Avaí, Ferroviário de Curitiba, Santos entre outros. De fato era um fora de série, jogava e goleava como poucos, craque. Tinha fama e era arrogante, sabia que era fora de série. Um dia na reserva do Santos, cobrou o treinador. Não gostando da resposta, foi taxativo. “Se é assim então, ou o Pelé ou eu, vocês escolhem.” Lógico ficaram com o Pelé. Este fato é para comprovar que era um marrento mesmo. Porém jogava muito e fazia golaços. Deixou saudades como fora de série do futebol.

RÁDIO CLUBE PONTA GROSSA

Sempre que posso escuto meus colegas de Rádio de todo Estado paranaense, domingo escutei o time do correto narrador Joel Brasília e seu comentarista Diomar Guimarães, uma senhora dupla de radialistas, da rádio Clube de Ponta Grossa. Na transmissão estava o repórter Leandro Andrade, que pouco conhecia. Gente que surpresa agradável o jovem repórter da rádio Clube de Ponta Grossa. Com categoria o Leandro deu show de informações durante toda jornada. Parabéns à equipe do Joel Brasília.

MARINGÁ X RIO BRANCO

Nesta terça-feira, o Maringá vice-campeão Estadual recebe o Rio Branco, mais um jogo difícil para o Leão neste início de campeonato. Imagino uma melhor apresentação do Leão, mesmo sabendo da qualidade do adversário. Já passou a ansiedade da estreia, esperamos todos uma melhor atuação. Sorte, Leão.

Em alta