conecte-se conosco

Pensar Verde

Você seria eliminado do BBB?

Publicado

em

Há vários anos existe um programa na televisão chamado Big Brother Brasil. Nele um grupo de jovens é colocado em uma casa, confinados e o último eliminado ganha um prêmio financeiro milionário. Incrível é como este tipo de programa faz sucesso e chama a atenção da população que chega a passar horas assistindo curiosamente o comportamento de pessoas nas mais diversas situações. Vivemos algo parecido em nosso dia a dia. 

Quando somos crianças somos observados por nossos pais em nossas ações. Crescemos muito parecidos com eles porque observamos muito o que eles fazem. Se eles são pessoas que jogam lixo pela janela do carro, não separam lixo entre orgânico e reciclável em casa e comentem outras ações repudiantes temos a tendência a segui-los. E como é de jovem que faz-se o processo de educação, temos a certeza da importância dos exemplos que os pais passam aos filhos. 

Já em nossa adolescência somos, muitas vezes, levados pelo “efeito de manada”. Se um de nossos amigos tem ações nada republicanas, podemos cair na tentação de segui-los. Vemos isso em brigas de estádios de futebol e outras situações em que pessoas de boa índole são levadas pela emoção e acabam cometendo algo que não fariam se estivessem sozinhas. 

O programa televisivo serve da mesma maneira para a sociedade. Até a década passada a TV era o grande meio de influência social. Atualmente vemos as redes sociais como os grandes mobilizadores de ações tanto positivas quanto negativas. Como de costume, cabe a nós termos a responsabilidade de apoiar as boas ações e repudiar tudo aquilo que nos eliminaria no BBB da vida real. 

Nos daria prêmio no BBB separar os resíduos em nossa casa, verificar se a nossa casa está corretamente ligada à rede de esgoto, utilizarmos o transporte coletivo (vale a homenagem a Paranaguá que possui tarifa zero e incentiva realmente o uso de um transporte mais sustentável), optar por combustíveis oriundos de fontes renováveis, economizar tanto água quanto energia elétrica, realizar a compostagem do lixo orgânico em nossas casas, plantar árvores e tudo aquilo que a nossa imaginação permitir. Vamos logo fazer a nossa parte, SEM MEDO DE SER FELIZ!

Continuar lendo
Publicidade