Connect with us

Pensar Verde

Vivendo novas experiências com os resíduos III: Agentes do Meio Ambiente

Nas duas últimas semanas estamos trazendo informações sobre o programa “Agentes do Meio Ambiente”, que está ocorrendo em Paranaguá.

Publicado

em

Nas duas últimas semanas estamos trazendo informações sobre o programa “Agentes do Meio Ambiente”, que está ocorrendo em Paranaguá. Hoje falaremos sobre a atuação destes agentes na comunidade. Ela ocorre em 4 frentes:

  • Educação: Através de bons exemplos, inspira e estimula seus vizinhos a adotarem hábitos sustentáveis relativos à limpeza, saúde, redução, reuso e reciclagem de resíduos.
  • Inteligência: Respondendo às pesquisas do app, ajuda avaliar o comportamento da população.
  • Limpeza e saúde: Avalia a limpeza da quadra, identifica de pontos de descarte irregular de resíduos, combate a dengue e mantém sua fachada limpa e com seus resíduos organizados no dia da coleta.
  • Logística Reversa: Separa os resíduos recicláveis, realiza a triagem em casa, destina seus resíduos corretamente.

Todas estas ações acima vêm ao encontro daquilo que a Lei nº 12.305/10 intitulada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) trouxe para organizar a forma como o tema deve ser tratado no Brasil. O aumento constante da geração de resíduos e o fato de ainda não realizarmos em todo o país corretamente a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final nos traz a urgência do engajamento popular em alternativas ambientais que melhore a vida das pessoas aonde elas moram.

A forma de participação da população na gestão das cidades está mudando e cada vez mais devemos incentivar alternativas que contemplem e estimulem o sentimento de pertencimento. Toda vez que damos um passo para a melhoria da qualidade de vida da onde moramos estamos tornando a nossa vida melhor. Façamos a nossa parte apoiando iniciativas como esta dos Agentes do Meio Ambiente – AMA. Acesse o site cidadeama.com.br, Facebook  www.facebook.com/paranaguaama e baixe o aplicativo no Google Play AMA – Agentes do Meio Ambiente. Caso não resida em Paranaguá envie um e-mail para [email protected] para receber maiores informações.