conecte-se conosco

Pensar Verde

Trucidaram o rio

A civilização tem uma ligação direta com os rios. Exemplo disso é a antiga região denominada Mesopotâmia, palavra de origem grega e significa “terra entre rios”

Publicado

em

A civilização tem uma ligação direta com os rios. Exemplo disso é a antiga região denominada Mesopotâmia, palavra de origem grega e significa “terra entre rios”. Localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, atualmente corresponde aos territórios do Iraque, Irã e Jordânia. Habitada por babilônicos, assírios, sumérios e acádios, estes povos também são chamados de sociedades hidráulicas por causa da relação do seu desenvolvimento com as águas dos rios e a relação com a agricultura. Com o passar do tempo, a relação das pessoas com os rios piorou tanto a ponto de que em algumas cidades eles ficaram “escondidos” sob a terra. 

Em homenagem aos rios, bebamos das águas poéticas de Manuel Bandeira, que há 100 anos, fez parte da geração modernista expressada em movimentos das artes, como a pintura, escultura, arquitetura, literatura, dança e música.

Trucidaram o rio (Manuel Bandeira).

Prendei o rio

Maltratai o rio

Trucidai o rio

A água não morre

A água que é feita

de gotas inermes

Que um dia serão

Maiores que o rio

Grandes como o oceano

Fortes como os gelos

Os gelos polares

Que tudo arrebentam.