conecte-se conosco

Pensar Verde

Grandes Ambientalistas: Papa Francisco

Aproveito a passagem do Natal para trazer a visão ambiental que a Igreja Católica tem nos convidado para refletirmos

Publicado

em

Aproveito a passagem do Natal para trazer a visão ambiental que a Igreja Católica tem nos convidado para refletirmos. Esta questão foi muito bem tratada pelo Papa Francisco em sua Encíclica Laudato si´ (Louvado Seja), que foi publicada em 2015, tratando do aquecimento global e da degradação do meio ambiente. Vale informar que as Encíclicas são comunicações escritas pelo líder máximo da Igreja Católica (Papa), orientando lideranças religiosas e fiéis sobre assuntos que envolvem o bem-estar da sociedade. O Santo Padre, nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires, no ano de 1936, é o primeiro Papa nascido na América e possui opiniões muito claras quanto ao seu modo de vida, preocupação com os pobres, diálogo entre as religiões e a importância de cuidarmos do meio ambiente. 

Na Laudato si´ (em português: ‘Louvado sejas’; subtítulo: “sobre o cuidado da casa comum”), o Papa Francisco descreve em 6 capítulos. O “Capítulo Um: O que está acontecendo em nossa casa” resume os problemas atuais relacionados ao meio ambiente tratando de mudanças climáticas, escassez de água, perda de biodiversidade e desigualdade global. O “Capítulo Dois: O Evangelho da Criação” baseia-se na Bíblia como fonte de descoberta trazendo as histórias do Gênesis para um encontro com a proteção da natureza. O “Capítulo Três: A Raiz Humana da Crise Ecológica” explora tendências sociais e ideologias que causaram problemas ambientais. O “Capítulo Quatro: Uma Ecologia Integral” afirmando que os humanos são parte de um mundo mais amplo e exige “soluções integrais que considerem as interações dos sistemas naturais entre si e com os sistemas sociais”. O “Capítulo Cinco: Algumas Linhas de Orientação e Ação” sugere acordos internacionais para proteger o meio ambiente. Já no último capítulo, o “Capítulo Seis: Educação e Espiritualidade Ecológicas” conclui a encíclica com aplicações à vida pessoal recomendando um estilo de vida focado menos no consumismo e mais em valores atemporais e duradouros realizando uma verdadeira “conversão ecológica”.

Independente de sua religião, vale a pena estudar este documento. Para mais informações consulte https://laudatosimovement.org/. Este site serviu de fonte para este artigo. Aproveito para desejar um excelente 2023 para nossos leitores e leitoras com muita consciência ambiental.

Publicidade






Em alta

plugins premium WordPress