conecte-se conosco

Pensar Verde

A importância da democracia para o meio ambiente

Meio ambiente é sinônimo de desenvolvimento econômico e social também. A política ambiental brasileira deve mudar radicalmente a partir de agora

Publicado

em

Pesquisando sobre o verbete democracia, encontrei um artigo no site da Universidade de São Paulo – USP (http://nupps.usp.br › Anexo_02_Democracia-verbete) que traz algo bem didático para reflexão:

“A palavra democracia é formada por dois vocábulos gregos que, juntos, implicam uma concepção singular de relações entre governados e governantes: “demos” significa povo ou muitos, enquanto “kracia” quer dizer governo ou autoridade; assim, em contraposição à prática política adotada até então, ou seja, o governo de um sobre todos (monarquia) ou de poucos sobre muitos (oligarquia), o conceito de democracia passou a conotar, como tanto Aristóteles como Platão observaram, a ideia de uma forma de governo exercido por muitos; mas é um equívoco considerar isso uma democracia direta, pois mesmo sendo um governo para muitos e exercido por muitos, não o era por todos, já que estavam excluídos da cidadania mulheres, escravos e trabalhadores braçais.”

Esta democracia foi amadurecendo com o passar dos anos. Hoje, as mulheres e os trabalhadores participam ativamente do processo. Aliás, a participação é tanta que a globalização ampliou ainda mais o conceito democrático. A rapidez em que vimos os cumprimentos ao atual presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, denota a pressa das grandes nações para mudanças políticas tão importantes para o mundo. 

Logicamente a pauta econômica é fundamental, mas temos hoje um tema que faz do Brasil, a maior potência do mundo em uma área: a ambiental. Há tempos escrevo que não existe mais espaço para “eco-chatos” ou “bio-desagradáveis”. Meio ambiente é sinônimo de desenvolvimento econômico e social também. A política ambiental brasileira deve mudar radicalmente a partir de agora. A aproximação de lideranças da área traz esta possibilidade. Deixo claro que esta mudança que citei acima está na paz entre as relações com o agronegócio e também com ações claras no campo das mudanças climáticas. Sem água não há soja e milho e sem floresta não há água. Fortalecer o diálogo e os órgãos ambientais é cuidar do futuro do mundo. Estamos preparados para isso! Viva a democracia!    

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress