conecte-se conosco

Colunistas

Pátria e Esportes

Publicado

em

Pátria e Esportes

Alexandre Camargo de Sant’Ana

No período da tarde, as comemorações da inauguração do Parque Infantil na Praça João Gualberto continuaram com várias partidas de voleibol, futebol e basquetebol (ou bola ao cesto). O espaço – todo cercado e com uma guarita de madeira na entrada – contava com duas quadras de vôlei, uma de basquete e um campo de futebol, além de diversas gangorras e balanças. Ao centro, havia um jardim com uma pedra comemorativa e um mastro. Tudo para a formação de bons cidadãos, como afirmou o vereador Antônio Olympio de Oliveira ainda na parte da manhã: O Parque Décio contribuiria “para a elaboração de uma raça forte e capaz” a partir das atividades físicas “processadas desde as camadas infantis”, cooperando para a grandeza e defesa da Pátria.

De acordo com Olympio, o professor Honório Décio da Costa Lobo, de “existência bela e útil”, dedicou sua vida ao ensino de várias gerações de meninos parnanguaras, ocupou a presidência do Clube Literário e foi um dos membros mais destacados da Loja Perseverança, “a Decana das Lojas Maçônicas” do Paraná. Dedicado e competente, o professor Décio – como era carinhosamente chamado – chegou a ser secretário da Câmara e da Prefeitura.

Acompanhando a ideologia da modernização, fundamentada no modelo único de cidadão servil e condicionado sob as diretrizes da disciplina e da ordem, sem questionamentos às autoridades ou elites dominantes, Olympio deixou claro aos “meninos de Paranaguá”: aquele lugar era mais do que um espaço de lazer. Aproveitem o parque, suas “Pistas e este aparelhamento soberbo que poderão fazer de vós homens fortes e athletas que orgulharão o Brasil”. “Espirito são num corpo são”, para ser um “povo forte”. Guardem esta máxima, fez questão de frisar aos meninos, pois Brasil esperava muito deles.

Leia também: Parque Infantil

Publicidade










Em alta

plugins premium WordPress