Exuberância natural é a marca da Ilha do Mel, recanto mais procurado do estado e do sul do país. Nesse cenário excepcional o visitante pode praticar diversas atividades relacionadas à natureza, como: trilha ecológica, surf, mergulho, observação de pássaros, parapente, passeio de barco com observação de golfinhos, entre outros.
Da Ilha do Mel é possível avistar o Canal da Galheta por onde passam as grandes embarcações com destino ao Porto de Paranaguá, que é certamente um visual ímpar. Por suas trilhas os turistas podem conhecer as belas praias e atrativos, como o Istmo que é decorrente de um processo de erosão, tem cerca de 50 metros de largura e praticamente divide a ilha em duas.
A Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres concluída em 1769, é uma construção feita por ordem do Rei de Portugal Dom José I para defesa estratégica da Baía de Paranaguá, e é o único monumento militar do século XVIII existente no Paraná. Possui canhões, trincheiras, paredes com mais de um metro de espessura e um mirante com uma vista incrível.
O Farol das Conchas é uma obra construída em 1872 por ordem de Dom Pedro II para orientar os navegadores da Baía de Paranaguá, modernizando a navegação comercial brasileira da época. Situado no topo do Morro das Conchas, pode ser avistado de quase todos os pontos da ilha. Ao subir os 150 degraus para chegar ao topo do morro, é possível ter uma vista panorâmica inesquecível.
A Gruta das Encantadas está ao nível do mar, é formada por um grande paredão rochoso de 20 metros de altura composto por diabásio e migmatito. Para facilitar o acesso à gruta foi construída uma passarela que leva até a sua entrada. É o patrimônio natural mais importante da ilha, envolto de histórias e lendas fantásticas.
A ilha possui infraestrutura turística necessária para qualquer viajante. Mais informações sobre atrativos e prestadores de serviço no Portal Turístico do Município: minha.paranagua.pr.gov.br.