conecte-se conosco

Maçonaria

Se for fácil, desconfie!

Nas últimas semanas demonstramos aqui que a Maçonaria moderna, antes de se considerar secreta, tem-se afirmado como “discreta”

Publicado

em

O segredo da Maçonaria

Nas últimas semanas demonstramos aqui que a Maçonaria moderna, antes de se considerar secreta, tem-se afirmado como “discreta”. Conforme o dicionário, discrição é a qualidade de quem se comporta de maneira comedida, com prudência; atitude de quem é reservado, circunspecto, e procura não chamar a atenção, “não dar na vista”. 

É desta forma que muitas ações em prol da humanidade têm sido realizadas institucionalmente pela Maçonaria ou individualmente por Maçons, sem muito ou mesmo sem nenhum alarde. Um exemplo local e bem pontual: hoje em Morretes alguém atingido pelas chuvas e pela inundação recente estará agasalhado e se alimentando como resultado da solidariedade maçônica, no cumprimento dos deveres de filantropia e discrição. 

Contudo, mesmo essa postura discreta tem sido parcialmente afastada ultimamente, com a Maçonaria unida, em especial no Paraná, no sentido de apresentar-se mais abertamente à Sociedade. 

Trata-se de uma necessidade condizente com seus princípios e fundamentos morais, para enfrentar a ação de pessoas mal-intencionadas que se aproveitam da facilidade de comunicação nas redes sociais para, mediante fraudes, atrair e enganar muitos que, de boa-fé, estejam interessados em ingressar na Ordem Maçônica. Estes aproveitadores vendem a iniciação maçônica como se fosse mercadoria disponível, o que absolutamente não é verdade, e infelizmente têm encontrado compradores desavisados. 

São golpistas que em geral se apresentam como membros da Maçonaria, ostentando vestes e/ou títulos suntuosos para criar uma falsa imagem de seriedade e de regularidade, e que solicitam “doações” em dinheiro em troca da facilidade de acesso à Instituição. Normalmente, as abordagens utilizam referências a cargos administrativos da Ordem Maçônica, vinculados a países estrangeiros, como França e Inglaterra.

São formas de agir muito similares em que se cria um ar misterioso e sofisticado para encantar e atrair. Seja através de anúncios, seja através de vídeos ou de mensagens diretas por WhatsApp ou outro meio, muitas vezes solicitam o preenchimento de formulários com dados pessoais, com a promessa de revelar “o segredo”, ou em troca do suposto envio de livros, apostilas ou guias para estudos que resultariam numa iniciação maçônica, chegando à sofisticação de agendar — e realizar — solenidades em hotéis, por exemplo. Em resumo, são fraudes no seu amplo sentido de serem atos ardilosos, enganosos, de má-fé, com o intuito de lesar ou ludibriar alguém. Por isso o alerta no título desta coluna: se receber qualquer abordagem prometendo facilidade de ingresso na Maçonaria, desconfie!

A realidade é que, na Maçonaria regular, e no Paraná há somente três entidades maçônicas regulares, não existe pedido de dinheiro pela internet ou redes sociais, de qualquer natureza, muito menos como adiantamento para uma prometida iniciação. Igualmente, não existe uma maçonaria itinerante, que realize iniciações em qualquer local, como em hotéis. A Maçonaria Regular tem estruturas físicas próprias, fixas, onde ocorrem suas reuniões ordinárias e cerimônias, como a de iniciação. A Loja Perseverança, por exemplo, existe desde 1864 e está estabelecida no mesmo endereço em Paranaguá desde 1922. Se não houver uma presença permanente e estruturada, desconfie! 

A Maçonaria do Paraná é formada pelo Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), Grande Loja do Paraná (GLP) e Grande Oriente do Paraná (GOP). Estas são as três instituições maçônicas regulares em funcionamento no Estado, e que mantém procedimentos sérios e transparentes para a admissão de um novo membro. Se abordado, tenha sempre a preocupação em checar todos os detalhes, questionar e buscar informações. Esse é o antídoto para mal-intencionados que agem no ambiente digital.

Na próxima semana apresentaremos mais informações a respeito, inclusive sobre quais requisitos e qual é o caminho para o verdadeiro e regular ingresso na Maçonaria.

(Com informações do site Maçonaria do Paraná –  https://maconariadoparana.org.br/)

Responsável: Loja Perseverança ([email protected]) – Jorn. Fernando Gerlach (DRT-PR nº 2327)

Em alta

plugins premium WordPress