Connect with us

Maçonaria

Início da Maçonaria no mundo

De acordo com documentos a primeira Loja Maçônica criada no Mundo foi na Inglaterra

Publicado

em

De acordo com documentos a primeira Loja Maçônica criada no Mundo foi na Inglaterra, a Loja de Edimburgo No. 1, na Escócia às vezes conhecida como Capela de Maria.

Lodge of Edinburgh No. 1 tem 421 anos de idade. Os momentos mais antigos registrados da Loja Maçônica – foram em 31 de julho de 1599: A Lodge of Edinburgh No. 1 tem registros para provar a sua existência há muito tempo como a mais antiga loja maçônica.

O mais impressionante é que os Estatutos Schaw são de 28 de dezembro de 1598. Em 31 de julho de 1599, confirmam a alegação da pousada maçônica, a partir desses escritos não existem provas conclusivas de que a pousada foi realmente constituída, nesta data, nem que ele é, na verdade, a mais antiga loja. Estatutos Schaw: Estatutos Schaw (parte das Old Charges) são nomeados por William Schaw, que era Mestre de Obra para Sua Majestade e Vigilante Geral do ofício maçônico.

Documentalmente falando, a Maçonaria estabeleceu-se em 24 junho de 1717, quando quatro lojas de Londres se reuniram na taverna “O Ganso e a Grelha”, no adro da igreja de São Paulo. Formaram a primeira Grande Loja do mundo. Inicialmente, ela se resumia a uma festa anual para lojas, mas, em 1721, por meio de uma “comunicação trimestral”, começou a se estabelecer como um corpo regulador, atraindo para suas reuniões lojas fora de Londres, Pedreiros como são conhecidos.

Os maçons reuniam-se em lojas (alojamentos) para poder descansar e se alimentar. Estas lojas, com o tempo, tornaram-se também um local para as reuniões que serviam para definir os parâmetros de organização da Ordem dos Pedreiros. Em comum com outras organizações, desenvolveram as primitivas cerimônias de iniciação para novos aprendizes. Como os pedreiros costumavam viajar por todo o País, passaram a adotar uma palavra secreta, quando chegassem a um novo local de trabalho, a fim de provar que são Maçons regulares e que eram membros de uma Loja.

Em 1717, quatro Lojas se reuniram para fundar a Grande Loja de Londres, o “Vaticano da Maçonaria”, até hoje a mais importante instituição mundial da ordem. Cinco anos mais tarde foi escrita a Constituição de Anderson, texto redigido pelo maçom James Anderson que colocava no papel todas as normas e rituais transmitidos oralmente. As lojas escolheram também seu primeiro grão-mestre, Anthony Sayer.

Concluindo, a Maçonaria Universal trabalha na sua Loja sob a invocação do Grande Arquiteto do Universo com base nos livros sagrados, o esquadro e o compasso. A presença de mais de um livro sagrado no altar de juramento busca refletir o espírito tolerante da maçonaria universal. Grande Arquiteto do Universo etimologicamente se refere ao Criador de tudo que existe, independente de uma religião específica.

Desse modo, ‘G.A.D.U.’ que é DEUS, uma designação maçônica para uma força superior, criadora de todas as coisas, permitindo que maçons muçulmanos, católicos, judeus, budistas, espíritas e outros possam se reunir numa mesma Loja Maçônica.

Yassin Taha

Deputado Federal GOB