conecte-se conosco

Maçonaria

Perseverança

Na sexta-feira, 5 de maio de 2023, a Loja Perseverança comemora 159 anos de existência contínua e ativa

Publicado

em

A MAÇONARIA E A IGREJA
Foto: Divulgação

Perseverança é o nome que se dá à qualidade demonstrada por pessoas persistentes, que não desistem de seus objetivos. Ter perseverança é ser constante, permanecer, conservar-se, muitas vezes até com obstinação. É, enfim, a incapacidade de desistir. Para o bem da sociedade, porém, não basta que o homem tenha constância de propósitos, é necessário que os objetivos a serem alcançados sejam autênticos e honestos. 

A ideia de perseverança é comum em várias escolas de filosofia, ao longo da história. Na Grécia antiga, Aristóteles (384-322 a.C.) já registrava que a pessoa perseverante tem a capacidade de manter um esforço constante e progressivo em direção a um objetivo, sem desanimar diante de dificuldades ou fracassos.

Filósofos como Kant e Nietsche também se detiveram para analisar esta qualidade do homem. Immanuel Kant (1724-1804) classificava a perseverança como uma das virtudes da vontade, juntamente com a coragem e o autocontrole, e a considerava indispensável para o homem alcançar seus objetivos morais, pois esses objetivos exigem esforço constante e resistência às tentações. Friedrich Nietzsche (1844-1900) também via a perseverança como uma qualidade importante, que deve estar alinhada com os valores e objetivos pessoais do indivíduo, mas não deve ser um esforço mecânico ou sem sentido.

O filósofo francês Jean-Paul Sartre (1905-1980) entendia que a perseverança é uma questão de escolha livre e responsável. Para ele, a vida humana é uma luta constante contra a adversidade e a perseverança é necessária para superar esses obstáculos. No entanto, a perseverança só faz sentido se for uma escolha livre e autêntica, e não uma imposição externa. 

Mais recentemente, o psicólogo contemporâneo norte-americano Martin Seligman (n. 1944) desenvolveu a teoria da psicologia positiva, baseada em três principais conceitos: as emoções positivas (bondade, originalidade, humor, otimismo e generosidade), traços positivos (forças, virtudes, inteligência) e instituições positivas (democracia, família, liberdade). Esta teoria também inclui a ideia de perseverança como uma das principais qualidades de caráter. Para Seligman, a perseverança é a capacidade de manter o esforço em direção a um objetivo positivo mesmo diante de dificuldades, e é uma qualidade importante para o bem-estar psicológico e a realização pessoal.

Em face dessas considerações, é notável o quanto acertaram na escolha do nome os parnanguaras ilustres que em 1864 fundaram na cidade uma loja maçônica e a batizaram, justamente, de “Perseverança”, como que antecipando a sua longevidade. Qualquer instituição é o reflexo das qualidades dos indivíduos que a compõem, e assim tem sido na Augusta e Respeitável Loja Simbólica Perseverança, nº 159, de Paranaguá, berço da maçonaria paranaense, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil – Paraná e federada ao Grande Oriente do Brasil. 

Na sexta-feira, 5 de maio de 2023, a Loja Perseverança comemora 159 anos de existência contínua e ativa, seguramente por refletir ao longo de sua história esta qualidade de seus integrantes de, mesmo diante de dificuldades, manter o esforço constante e progressivo em busca de seus objetivos positivos, edificando uma sociedade melhor. 

Por mais este aniversário, pela sua longevidade, parabéns à Loja Maçônica Perseverança e seus obreiros perseverantes; parabéns à Maçonaria paranaense e brasileira; parabéns Paranaguá.

Com base em informações de dicio.com.br; oxford languages; wikipedia.org.

Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR ([email protected])

plugins premium WordPress