conecte-se conosco

Maçonaria

Edificação social

Publicado

em

A Maçonaria nos tempos primórdios

A natureza da Maçonaria é essencialmente filosófica, educacional, filantrópica e progressista. Seu propósito principal é reunir homens livres e de bons costumes, comprometidos com o bem comum e engajados na construção e defesa de mudanças sociais positivas. Curiosamente, a palavra “maçom” deriva do francês e significa “pedreiro”, uma vez que, em sua origem na Europa, os primeiros integrantes dessa Ordem eram construtores de catedrais e monumentos. 

No final da Idade Média, a Maçonaria começou a aceitar não apenas pedreiros, abrindo-se para pessoas de outras profissões, e evoluiu para um grupo dedicado à liberdade de pensamento, expressão, religião, política e contra qualquer forma de absolutismo.

Atualmente, a Maçonaria é uma sociedade discreta, mas nem sempre foi assim. Durante o século XVIII, quando as sociedades secretas eram proibidas, todos os membros de grupos e organizações civis eram obrigados a revelar suas identidades. Naquela época, os pedreiros eram equivalentes a arquitetos, engenheiros e empreiteiros. 

Para manter sua influência na construção civil, militar e religiosa, eles guardavam os segredos da profissão, transmitindo-os apenas aos aprendizes mais confiáveis em ocasiões especiais. Com o tempo, essas lições evoluíram, atraindo pessoas de fora e sendo transferidas para locais chamados “lodges”, ou “lojas”.

A Maçonaria, em sua concepção moderna, surgiu entre o final do século XVI e o início do século XVII e é considerada a maior e mais antiga fraternidade existente no mundo atualmente. Com mais de três milhões de membros espalhados pelos cinco continentes, seu objetivo é unir os homens em uma união recíproca abrangente e elevada, admitindo pessoas de todas as crenças religiosas sem distinção alguma.

Além de buscar a união entre os seres humanos, a Maçonaria também tem como objetivo investigar a verdade, examinar a moral e praticar virtudes. Ela se dedica ao estudo das causas naturais, ao auxílio aos necessitados e à defesa da expressão autêntica.

A Maçonaria é uma escola de moral, influenciando seus membros por meio do exemplo a se tornarem seres humanos melhores e a construírem uma sociedade mais justa.

Em essência, a Maçonaria forma construtores sociais e formadores de opinião, visando contribuir para o desenvolvimento da humanidade como uma sociedade organizada e justa, com predominância da fraternidade e dos benefícios dela decorrentes.

Com base em material informativo do GOB-PR. Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR ([email protected])

Publicidade










plugins premium WordPress