Maçonaria

Mistérios da Origem da Maçonaria

Questiona-se sempre sobre o início da Maçonaria, onde iniciou? Onde começaram a trabalhar como Maçons?

krrmpeb 1591994205

A manifestação deve ter três planos ou três vias por onde o homem pode perceber e expressar a vida: Plano espiritual, relacionado ao pensamento; Plano mental, relacionado com o pensador e Plano físico, relacionado com a imagem do pensador.

Questiona-se sempre sobre o início da Maçonaria, onde iniciou? Onde começaram a trabalhar como Maçons? Muitas vezes nós lemos ou ouvimos afirmativas que a Maçonaria atual teve origem nos antigos Mistérios Egípcios. A Maçonaria Especulativa derivou das Lojas dos Maçons Operativos da Idade Média. Não será́ possível aqui rever toda a história, mas a opinião Maçônica refutável é que não há fundamento para a alegação que nós tivemos nossa origem nos antigos Mistérios Egípcios. 

É sabido que não muitos anos atrás esta versão de nossa origem era largamente mantida entre experimentados e zelosos Maçons. Entretanto, com certeza, pode ser declarado que, para autênticos historiadores, não há nenhuma evidencia direta conhecida, que possa ser aceita, fazendo a conexão.

No Egito o mito de Ísis e Osíris é um dos arquétipos fundamentais da prática maçônica, em sua visão espiritualista. Ísis é a deusa que regenera o morto e o conduz à região onde brilha a luz. Osíris é o próprio morto que é regenerado por esse poder, e ao alcançar essa graça adquire também o poder de guiar outros espíritos pela escuridão e levá-los à zona de luz. A partir dessa alegoria se constrói a metáfora: Isis é a própria Maçonaria, que regenera o psiquismo dilacerado do profano que recebe a sua Luz; e a partir da iniciação nos seus Mistérios ele torna-se também capaz de conduzir outros pelos mesmos caminhos, em busca da Luz. Esse é o sentido simbólico de toda iniciação e a Maçonaria não foge a esse conteúdo. Todos os elementos rituais da iniciação maçônica evocam a magia dos influxos que vêm desses antigos arquétipos e dessas arcanas sabedorias praticadas pelos antigos povos.
Por isso, conhecer e sentir de fato a Arte Real é penetrar na alma desses ritos e extrair-lhes os verdadeiros significados. É só a partir daí que começamos a trilhar, com segurança os caminhos que nos levam ao Reino de Enteléquia, onde nos tornamos verdadeiros Obreiros da Arte Real.  

Continuará sempre um mistério onde começou a Maçonaria, os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autónomas, designadas por oficinasateliers ou (como são mais conhecidas e corretamente designadas) lojas, “todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si.”

A origem se perde na Idade Média, se considerarmos as suas origens Operativas, ou seja associação de cortadores de pedras verdadeiros, que tinha como ofício a arte de construção de castelos, muralhas, catedrais etc etc etc, a estatística mostra que existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes, 3,2 milhões (58%) nos Estados Unidos, 1,2 milhão (22%) no Reino Unido e 1,1 milhão (20%) no resto do mundo.

 No Brasil são aproximadamente 211 mil maçons regulares (2,7%) e 4.700 Lojas, sendo que a Instituição primaz é o GRANDE ORIENTE DO BRASIL-GOB.

Yassin Taha

Dep. Federal GOB 

Mistérios da Origem da Maçonaria

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Mistérios da Origem da Maçonaria

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)