Maçonaria

Marechal Deodoro da Fonseca, PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL

Manuel Deodoro da Fonseca foi militar, Marechal do Exército e primeiro presidente do Brasil. Foi iniciado na Sublime Ordem Maçônica em 20 de setembro de 1873, na tradicional Loja Maçônica ROCHA NEGRA

Manuel Deodoro da Fonseca foi militar, Marechal do Exército e primeiro presidente do Brasil. Foi iniciado na Sublime Ordem Maçônica em 20 de setembro de 1873, na tradicional Loja Maçônica ROCHA NEGRA, Federada ao Grande Oriente do Brasil, na localidade de São Gabriel, no Estado do Rio Grande do Sul. Deodoro foi o 13.º Grão-Mestre Geral do Grande Oriente do Brasil, exercendo o cargo de 24/03/1890 a 18/12/1891.

Nesta época, o movimento da República, no seu momento decisivo, recebeu adesão de bispos, homens de negócios, soldados, fazendeiros, toda a sociedade, o que acabava com as bases de sustentação do Império. Foi deflagrado, inicialmente, como um movimento de deposição do ministério, que tinha à frente o Visconde de Ouro Preto, que assumiu o Governo em julho de 1889. Daí, diante do cenário daquela época, a influência da Maçonaria com Benjamin Constant assessorando o Marechal Deodoro.
Marechal Deodoro, nascido na cidade de Alagoas, atual Marechal Deodoro, Estado de Alagoas, em 5 de agosto de 1827.

ursou Artilharia na Escola Militar do Rio de Janeiro (1843-1847). Durante o Império participou da brigada expedicionária ao Rio da Prata, do cerco a Montevidéu e da Guerra do Paraguai, quando comandou o 2.º Batalhão de Voluntários da Pátria, além de ter combatido a Revolta Praieira em Pernambuco. Recebeu a comenda no grau de Cavaleiro da Ordem do Cruzeiro em 1866, e no ano seguinte a Medalha do Mérito Militar. Comandante das Armas do Rio Grande do Sul (1883-1888), foi também presidente da província (1885-1888). Elegeu-se o primeiro presidente do Clube Militar (1887-1889), comandando os setores antiescravistas do Exército. Foi nomeado comandante das Armas da província do Mato Grosso em 1888, regressando ao Rio de Janeiro no ano seguinte, onde assumiu a chefia do governo provisório da República em 15 de novembro de 1889.

Por meio de eleição indireta, passou a exercer a presidência em 25 de fevereiro de 1891. A Loja Maçônica "Rocha Negra N.º 1", situada na Praça Dr. Fernando Abbott. Foi fundada, no dia 29 de junho de 1873, sendo seu primeiro venerável o Dr. Jonathas Abbott Filho, destacou-se pelo importante papel que desempenhou na campanha abolicionista, pois em setembro de 1884 não havia mais escravos no município, sendo que a Loja Perseverança 0159 daqui de Paranaguá foi a primeira Loja Maçônica que apresentou o projeto e libertou a primeira escrava no Brasil. O prédio da Loja Rocha Negra foi inaugurado em 1885 e abriga mobiliário desta época como a cadeira e o avental usados pelo Marechal Manuel Deodoro da Fonseca quando se iniciou na Maçonaria, durante o período que serviu em São Gabriel, e rica biblioteca.

Marechal Deodoro da Fonseca faleceu no Rio de Janeiro em 23 de agosto de 1892.

 

Yassin Taha

Deputado Federal GOB

Você também poderá gostar

Marechal Deodoro da Fonseca, PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Marechal Deodoro da Fonseca, PRIMEIRO PRESIDENTE DO BRASIL

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)