conecte-se conosco

Maçonaria

Em sessão aberta, Loja Maçônica Perseverança comemora seus 158 anos em Paranaguá

Loja é precursora da Maçonaria no Paraná

Publicado

em

Foto: Divulgação/Loja Maçônica Perseverança

Na noite da quinta-feira, 6, a Loja Maçônica Perseverança N.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil – Paraná (GOB-PR), realizou Sessão Magna aberta em comemoração ao aniversário de 158 anos ocorrido no dia 5 de maio, que contou com a presença de mais de cerca de 130 pessoas no templo da Loja, localizada no Centro Histórico. O evento aberto à comunidade é o primeiro ocorrido após dois anos de pandemia, sendo presidido pelo Venerável Mestre da Loja, Jean Cristiano Correa, com presença do coordenador da 1.ª Região Maçônica (1.ª RM) do GOB-PR, Adriano Cesar Vasconcelos, do secretário-adjunto de Educação e Cultura do GOB-PR, Hamilton Ferreira Sampaio Junior, bem como do Venerável Mestre da Loja Estrela de Morretes e prefeito, Sebastião Brindarolli Junior, e do comandante do 9.º Batalhão de Polícia Militar do Paraná (9.º BPM), Major Durval Tavares, entre outras autoridades maçônicas e civis do litoral.

Na sessão foi realizada a entrega da Medalha de Mérito Perseverança para as seguintes lideranças por serviços realizados em prol da filantropia e da evolução social em Paranaguá: Associação das Senhoras dos Rotarianos de Paranaguá – Casa da Amizade, por meio da presidente, Derli Feitoza, pelos serviços sociais e filantrópicos prestados desde 1943 em Paranaguá; Luciana Santos Costa, secretária municipal de Governo, pela atuação frente à vacinação contra a Covid-19 como coordenadora durante a pandemia e Márcio Mesquita, gerente operacional e comercial, pela atuação esportiva e social no Jiu-Jitsu com o projeto “Boas Obras” e pelas ações de beneficiência no projeto “Amor Solidário” junto à Loja Maçônica Gonçalves Ledo, entre outras iniciativas.

Após dois anos de pandemia, Loja Perseverança retomou com sua sessão aberta feita anualmente em comemoração ao seu aniversário (Foto: Divulgação/Loja Maçônica Perseverança)

A sessão também fez alusão ao Dia das Mães, celebrado no domingo, 8, com homenagem à mãe do membro da Loja, Guaraci de Araújo Teixeira, Sra. Iêda de Araújo Teixeira, pelas constantes ações beneficentes há décadas junto ao Lar dos Idosos Perseverança, mantido pela Loja em Paranaguá.

Lideranças maçônicas destacam importância da sessão aberta

“O aniversário de 158 anos da Loja Perseverança é algo a ser celebrado, sendo ela a Loja mais antiga do Paraná, com conquistas para a sociedade, grandes feitos dos Irmãos, então a Sessão Magna aberta foi uma forma de homenagear esta instituição que colabora muito com a comunidade parnanguara”, afirma o Venerável Mestre da Loja Perseverança, Jean Cristiano Correa. “A homenagem às mães foi mais do que justa, sendo esta uma das datas mais importantes do ano. É algo feito para honrar aquela que nos deu a vida”, explica.

Ainda segundo o Venerável Mestre, a entrega da Medalha de Mérito Perseverança é algo gratificante para todos os membros da Loja, bem como uma forma de reconhecimento aos cidadãos que fazem e estão fazendo uma diferença positiva em prol de Paranaguá. “São pessoas que se dedicam na sociedade para melhorar as condições de vida das pessoas, o ambiente que nós vivemos, então é uma maneira que a Perseverança possui valorizando o aperfeiçoamento do indivíduo e da sociedade, presenteando os que assim o fazem, mesmo não sendo maçons”, frisa.

Sra. Iêda de Araújo Teixeira foi homenageada na sessão, representando todas as mães, em celebração alusiva ao Dia das Mães (Foto: Divulgação/Loja Maçônica Perseverança)

Representando o Grão-Mestre do GOB-PR. Luís Mário Luchetta, o coordenador da 1.ª RM do GOB-PR, Adriano Vasconcelos, frisou a importância da Perseverança para a Maçonaria do Paraná. “A Loja Maçônica Perseverança foi a precursora da Maçonaria no Estado e até hoje possui uma importância não somente para a Ordem, como também para a sociedade, mantendo, por exemplo, o Lar de Idosos Perseverança e a Creche Perseverança, assim como projetos sociais que fazem a diferença diretamente em prol da cidade-mãe do Paraná. É uma honra parabenizar e fazer parte desta Oficina que conta com 158 anos de história”, salienta.

Ao fim da sessão, uma homenagem foi proferida às mães presentes pelos membros da Loja, bem como um coquetel aos participantes. Estiveram presentes membros de diversas Lojas Maçônicas de Paranaguá e do litoral, assim como familiares de Irmãos da Loja Perseverança, colaboradores do Lar dos Idosos Perseverança e do Centro de Ensino Infantil Perseverança, bem como lideranças civis, maçônicas e militares.

Continuar lendo
Publicidade