Maçonaria

Em 2017 comemoram-se 300 anos da Maçonaria no mundo

Há  300 anos, foi fundada, na Inglaterra, a Maçonaria da forma como a conhecemos, embora sua origem seja mais antiga. No passado, os maçons exerceram uma influência política notável na Revolução Francesa, na Independência dos EUA e mesmo aqui, onde a maçonaria começou em 1801, durante o período imperial...

Há  300 anos, foi fundada, na Inglaterra, a Maçonaria da forma como a conhecemos, embora sua origem seja mais antiga. No passado, os maçons exerceram uma influência política notável na Revolução Francesa, na Independência dos EUA e mesmo aqui, onde a maçonaria começou em 1801, durante o período imperial. Embora a atuação, hoje, seja mais discreta do que misteriosa — como era antigamente —, estima-se que o Brasil abrigue aproximadamente 170 mil maçons.
Início no Brasil
A história da Maçonaria no Brasil tem como marco oficial a criação, em 1801, da Loja Reunião, no Rio de Janeiro. Há pesquisadores que acreditam que o movimento maçônico iniciou em 1796, com a fundação do Areópago de Itambé, em Pernambuco.
No Rio Grande do Sul, a chegada oficial de forma organizada e regular ocorreu somente a partir da década de 1830, por meio de sociedades políticas e/ou literárias, muitas delas de caráter secreto, aliada à difusão dos órgãos de imprensa. “Essas agremiações, muito antes de se constituírem lojas maçônicas regulares, foram manifestações das primeiras lutas de caráter nacional no Estado”, conta.
Criado a 17 de junho de 1822, por três Lojas do Rio de Janeiro – a Commercio e Artes na Idade do Ouro e mais a União e Tranquilidade e a Esperança de Niterói, resultantes da divisão da primeira – O Grande Oriente Brasileiro teve, como seus primeiros mandatários José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro do Reino e de Estrangeiros e Joaquim Gonçalves Ledo, Primeiro Vigilante. A 4 de outubro do mesmo ano, já após a declaração de independência de 7 de setembro, José Bonifácio foi substituído pelo então príncipe regente e, logo depois, Imperador D. Pedro I (Irmão Guatimozim). Este, diante da instabilidade dos primeiros dias de nação independente e considerando a rivalidade política entre os grupos de José Bonifácio e de Gonçalves Ledo – que se destacava, ao lado de José Clemente Pereira e o cônego Januário da Cunha Barbosa, como o principal líder dos maçons – mandou suspender os trabalhos do Grande Oriente, a 25 de outubro de 1822.
Somente em novembro de 1831, após a abdicação de D. Pedro I – ocorrida a 7 de abril daquele ano – é que os trabalhos maçônicos retomaram força e vigor, com a reinstalação da Obediência, sob o título de Grande Oriente do Brasil, que nunca mais suspendeu as suas atividades.

 

AVISO SOBRE VACINAÇÃO EM PARANAGUÁ

A Loja Perseverança esta disponibilizando seu espaço na Rua Faria Sobrinho numero 824, Centro Histórico, apoiando a Prefeitura da cidade com a vacinação contra a Dengue. É a Maçonaria na Ação Social da cidade de Paranaguá.

Yassin Taha
Deputado Federal do GOB

Você também poderá gostar

Em 2017 comemoram-se 300 anos da Maçonaria no mundo

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Em 2017 comemoram-se 300 anos da Maçonaria no mundoAvatar de Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)