Maçonaria

Edificação social

A natureza da Maçonaria é essencialmente filosófica, educacional, filantrópica e progressista. Seu propósito principal é reunir homens livres e de bons costumes, comprometidos com o bem comum e engajados na ...

A Maçonaria nos tempos primórdios

A Maçonaria nos tempos primórdios

A natureza da Maçonaria é essencialmente filosófica, educacional, filantrópica e progressista. Seu propósito principal é reunir homens livres e de bons costumes, comprometidos com o bem comum e engajados na construção e defesa de mudanças sociais positivas. Curiosamente, a palavra “maçom” deriva do francês e significa “pedreiro”, uma vez que, em sua origem na Europa, os primeiros integrantes dessa Ordem eram construtores de catedrais e monumentos. 

No final da Idade Média, a Maçonaria começou a aceitar não apenas pedreiros, abrindo-se para pessoas de outras profissões, e evoluiu para um grupo dedicado à liberdade de pensamento, expressão, religião, política e contra qualquer forma de absolutismo.

Atualmente, a Maçonaria é uma sociedade discreta, mas nem sempre foi assim. Durante o século XVIII, quando as sociedades secretas eram proibidas, todos os membros de grupos e organizações civis eram obrigados a revelar suas identidades. Naquela época, os pedreiros eram equivalentes a arquitetos, engenheiros e empreiteiros. 

Para manter sua influência na construção civil, militar e religiosa, eles guardavam os segredos da profissão, transmitindo-os apenas aos aprendizes mais confiáveis em ocasiões especiais. Com o tempo, essas lições evoluíram, atraindo pessoas de fora e sendo transferidas para locais chamados “lodges”, ou “lojas”.

A Maçonaria, em sua concepção moderna, surgiu entre o final do século XVI e o início do século XVII e é considerada a maior e mais antiga fraternidade existente no mundo atualmente. Com mais de três milhões de membros espalhados pelos cinco continentes, seu objetivo é unir os homens em uma união recíproca abrangente e elevada, admitindo pessoas de todas as crenças religiosas sem distinção alguma.

Além de buscar a união entre os seres humanos, a Maçonaria também tem como objetivo investigar a verdade, examinar a moral e praticar virtudes. Ela se dedica ao estudo das causas naturais, ao auxílio aos necessitados e à defesa da expressão autêntica.

A Maçonaria é uma escola de moral, influenciando seus membros por meio do exemplo a se tornarem seres humanos melhores e a construírem uma sociedade mais justa.

Em essência, a Maçonaria forma construtores sociais e formadores de opinião, visando contribuir para o desenvolvimento da humanidade como uma sociedade organizada e justa, com predominância da fraternidade e dos benefícios dela decorrentes.

Com base em material informativo do GOB-PR. Responsável: Loja Maçônica Perseverança – Paranaguá – PR ([email protected])

Você também poderá gostar

Edificação social

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Edificação social

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)