Observamos anteriormente que as ações e associações paramaçônicas são as janelas mais bonitas da Maçonaria, são a sua sustentabilidade futura, a sua aproximação com a Sociedade. Estas iniciativas, junto com suas suas mensagens, ajudam a disseminar o propósito da Maçonaria e a conectá-la com a Sociedade.
Muito resumidamente, pelo que aqui cabe, estas são algumas das ações paramaçônicas voltadas para a juventude, e suas nobres e saudáveis finalidades:
APJ – Ação Paramaçônica Juvenil: idealizada pelo Grande Oriente do Brasil (GOB), é uma ordem legitimamente brasileira, e a única mista, ou seja, para jovens de ambos os sexos. Com atividades atrativas e variadas, seu principal objetivo é protagonismo e desenvolvimento do jovem entre 7 e 21 anos, com ênfase no desenvolvimento moral, intelectual, social, artístico e cívico-patriótico. Contribui para agregar toda a família maçônica em uma única instituição: maçons, suas esposas, filhos e filhas. Não é necessário vínculo anterior do jovem com a maçonaria, apenas o apadrinhamento de um membro regular da própria APJ ou de um maçom. Suas atividades baseiam-se na história nacional e fundo de cena egípcio. (https://www.gob.org.br/acao-paramaconica-juvenil/)
Ordem DeMolay: instituição de origem americana, é a maior organização juvenil e masculina do mundo, destinada a jovens com idade entre 12 e 21 anos, indicados por um maçom ou por DeMolays (como são chamados seus integrantes). É idealizada especificamente para desenvolver características de liderança e fornecer um bom ambiente moral, com o objetivo de construir uma juventude melhor que, por sua vez, comporá a sociedade justa e igualitária do amanhã. Promove o contato entre jovens de boa índole, que fazem votos de boa filiação e boa cidadania. O grupo age de forma honrada, servindo como exemplo de integridade, promovendo o bom caráter e a forma madura de pensar. (https://www.demolaybrasil.org.br/)
Ordem Internacional das Filhas de Jó: ordem discreta e de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, destinadas a jovens do sexo feminino entre 10 e 20 anos. Visa o aperfeiçoamento do caráter por meio do desenvolvimento moral e espiritual baseado nas Sagradas Escrituras, da lealdade para com a bandeira do seu país, do amor filial e do serviço à comunidade. Baseia-se nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante os desafios e provações, e se refere a suas três filhas: Kézia (fé), Jemima (pureza) e Keren-Happuck (triunfo da fé), citadas na Bíblia como as “mulheres mais justas de toda a Terra”. (https://jobsdaughtersinternational.org/)
Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas: organização que se propõe a edificar o caráter das adolescentes através dos preceitos de amor ao lar, à família e a Deus; crença na existência de Deus; respeito para com a natureza; crença na imortalidade da alma; fidelidade e dignidade de caráter; patriotismo e amor aos símbolos pátrios; liderança efetiva e serviço em prol da humanidade e da comunidade. Objetiva promover a comunicação efetiva, as habilidades de liderança e principalmente o serviço à comunidade. (http://ordemarcoirispr.org.br/)
(Com informações do GOB-PR e fundamento em obras de E.S. Cysne, M.A.M. Dantas, M.C.Loureiro e A.A. Marinho)
Responsável: Loja Perseverança ([email protected]) – Jorn. Fernando Gerlach (DRT-PR nº 2327)