Maçonaria

As janelas mais bonitas (1)

A Maçonaria almeja o aperfeiçoamento humano, pois considera que melhorar o homem é o caminho mais evidente para aperfeiçoar a humanidade

A Maçonaria nos tempos primórdios

A Maçonaria nos tempos primórdios

A Maçonaria almeja o aperfeiçoamento humano, pois considera que melhorar o homem é o caminho mais evidente para aperfeiçoar a humanidade. Para tanto, preza por inspirar, cultivar e preservar virtudes, valores morais e bons costumes, entre os seus integrantes como dever e na sociedade em geral como aspiração. 

É natural, portanto, que haja na Instituição uma constante preocupação quanto à juventude, aqui compreendida como o conjunto de jovens que se encontram entre a infância e a vida adulta e que, chavão à parte, são de fato o futuro da nação.

A partir de 18 anos, o jovem já pode ingressar na Maçonaria, desde que reúna outros requisitos previstos nas leis próprias que regem o assunto. Mas há também, no Brasil e em nível mundial, uma série de entidades paramaçônicas que se dedicam aos jovens e possibilitam estender-lhes, desde a infância, os conceitos maiores que embasam o ideal de comportamento maçônico. 

São instituições patrocinadas e mantidas pela Maçonaria, ou associações que professam seus princípios e integram a família maçônica (por isso, “paramaçônicas”), e têm justamente como propósito preparar o jovem para um mundo melhor, e como principal objetivo trabalhar pela sociedade e fortalecer os laços fraternos. Em geral, baseiam-se em fundos de cena destinados a motivar o imaginário de seus integrantes. 

Lembrando o tema anteriormente abordado nesta coluna, percebe-se que educar os jovens através dos princípios maçônicos de igualdade e liberdade fortalece na juventude a necessidade de preservação e luta pela democracia. A melhor compreensão do papel do jovem, sem se prender a conceitos religiosos, mas, sim, a princípios morais, revela que a Maçonaria nunca se fechou para os problemas sociais. 

A “Maçonaria pode dizer que as ações e associações paramaçônicas são as janelas mais bonitas da instituição, são a sua sustentabilidade futura, a sua aproximação com a Sociedade. Estas iniciativas conectam a Maçonaria com a Sociedade, e junto com as suas mensagens ajudam a disseminar o propósito da Maçonaria”.

Na próxima semana apresentaremos informações sobre as principais ações paramaçônicas destinadas à juventude. 

(Com informações do GOB-PR e fundamento em obras de E.S. Cysne, M.A.M. Dantas, M.C.Loureiro e A.A. Marinho)

Dúvidas sobre a Maçonaria? Encaminhe sua pergunta para esta coluna no e-mail [email protected] .

Responsável: Loja Perseverança – Jorn. Fernando Gerlach (DRT-PR nº 2327)

Você também poderá gostar

As janelas mais bonitas (1)

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


As janelas mais bonitas (1)

Loja Maçônica Perseverança

Loja Maçônica Perseverança n.º 159 de Paranaguá, precursora da Maçonaria no Paraná, federada ao Grande Oriente do Brasil (GOB) e jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil- Paraná (GOB-PR)