conecte-se conosco

Maçonaria

A MAÇONARIA E DEUS

Publicado

em

SOBRE ATITUDES MAÇÔNICAS

A Instituição Maçônica não permite a entrada de ateus e a todos que não creem em um Criador, Deus, GADU (Grande Arquiteto do Universo), porque a Maçonaria não é ateísta nem agnóstica. O ateu é aquele que diz não acreditar em Deus enquanto o agnóstico é aquele que não pode afirmar, conscientemente, se Deus existe ou não. Para ser aceito e ingressar na Maçonaria, o candidato deve afirmar a crença em Deus, nos Livros Sagrados os quais são seguidos pela Maçonaria,

No Alcorãoo diz…

1- Louvado seja Deus que criou os céus e a terra, e originou as travas e a luz. Não obstante isso, os incrédulos têm atribuído semelhantes ao seu Senhor

2- Ele foi quem vos plasmou do barro e vos decretou um limite, um termo fixo junto a Ele. E, apesar disso, duvidais!

3- Ele é Deus, tanto na terra, como nos céus. Ele bem conhece tanto o que ocultais, como o que manifestais, e sabe o que ganhais.

Na Bíblia diz….

Deus é amor, perfeito, justo e misericordioso. De Gênesis ao Apocalipse a Bíblia revela Deus em busca do ser humano e Seu desejo de salvá-lo. Deus não muda, Seu amor é constante e fiel.

Disse Deus a Moisés: “Eu Sou o que Sou. É isto que você dirá aos israelitas: Eu Sou me enviou a vocês” (Êxodo 3:14).

No Evangelho diz….

Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se. Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos, e viste Abraão? Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou. Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo, passando pelo meio deles, e assim se retirou.

Portanto cultuar a Deus é o primeiro requisito para entrar na Maçonaria, a Maçonaria é uma irmandade de homens construtores (mason, em inglês, é pedreiro). Eles não erguem mais casas, mas têm como missão edificar a sociedade.

A Maçonaria, apesar de não ser uma religião, é essencialmente religiosa. Muitas de suas lendas e alegorias são de natureza sagrada; a maior parte delas tecida na estrutura do Judaísmo, Cristianismo e Islamismo. Aprendemos a considerar nossa própria religião como a única inspirada, e isso provavelmente é a causa da falta de entendimento no mundo atual a respeito do lugar ocupado pela Maçonaria na ética espiritual de nossa raça.

A Maçonaria é uma filosofia essencialmente destituída de credo. E é a mais verdadeira por isso. Seus Irmãos curvam-se à verdade, independentemente de seu condutor; eles servem luz, em vez de disputa a quem a traz. Desta maneira, provam que estão procurando conhecer melhor a vontade e os ditames do Um Invencível. Não existe nenhuma religião mais verdadeira do que aquela da camaradagem e fraternidade mundial, com o propósito de glorificar a Deus e construir para Ele um templo de atitude construtiva e caráter nobre.

A Maçonaria não se submete à Religião nem é uma Religião. Mas a sua linguagem simbólica e alegórica é destinada a quem compreende a linguagem simbólica e alegórica da religião. A Maçonaria usa a linguagem simbólica da Religião para revelar os seus mistérios, contudo não é uma Religião e não se discute Religião nos seus Templos, mas certamente cultuam a Deus sempre em todos os seus Graus.

Continuar lendo
Publicidade